Concord pode ter realmente custado US$ 400 milhões
Custos de produção astronômicos indicam que a Sony teve prejuízo absurdo com o jogo
Em um cenário onde os números astronômicos de investimento em jogos não são incomuns, Concord chamou a atenção por supostamente se envolver em um alto custo de produção. E o que era apenas rumor ganha um novo capítulo: o título pode ter custado mesmo US$ 400 milhões.
O YouTuber Colin Moriarty foi um dos primeiros a comentar sobre o custo do game cancelado pela Sony. Segundo ele, uma fonte confiável revelou que o jogo não apenas atingiu essa cifra, mas também enfrentou desafios significativos em seu lançamento.
A Sony, ao perceber o estado do hero shooter em 2023, teria investido US$ 200 milhões para aprimorá-lo antes de seu lançamento. Mas antes disso, ele aparentemente era da UnlikelyMonsters, incubadora que levantou centenas de milhões de dólares em financiamento.
Registro de marca reforça custo multimilionário de Concord
Subeg Dhaliwal, escritor do Lords of Gaming, trouxe novas evidências que reforçam essa narrativa. Ele descobriu registros de marca no United States Patent and Trademark Office, indicando que a PeopleKnot, Inc. (antiga UnlikelyMonsters) havia iniciado o projeto.
Outro dado compartilhado é o número de desenvolvedores envolvidos: a página MobyGames lista 1.972 pessoas creditadas, número que supera em muito o quadro de funcionários da Firewalk Studios, estimado entre 150 e 170.
A matemática do Dhaliwal reúne os US$ 200 milhões oferecidos pela fabricante, assim como o investimento supostamente garantido pela UnlikelyMonsters. Como mais de 10x a quantidade de devs teriam trabalhado no jogo, o orçamento pode ser maior que o estimado.
As descobertas de Dhaliwal não apenas validam as informações de Moriarty, mas também levantam questões sobre a gestão durante o desenvolvimento de Concord. Apesar disso, a Sony não confirmou oficialmente esses detalhes.