O maior site de PlayStation da América Latina

Com 4K a 120fps, PS6 segue projetado para 2027

Novos rumores sobre a próxima geração de consoles da Sony começaram a circular, e o PS6 pode vir mesmo no ano que vem.

Com 4K a 120fps, PS6 segue projetado para 2027

Novos rumores sobre a próxima geração de consoles da Sony começaram a circular e apontam para um salto considerável de desempenho no PS6. De acordo com o insider de hardware conhecido como Moore’s Law Is Dead, o console de próxima geração da Sony Interactive Entertainment está sendo projetado para rodar a maioria dos jogos em 4K a 120 quadros por segundo, mesmo com recursos de ray tracing ativados. A informação foi compartilhada em um novo vídeo publicado pelo criador de conteúdo.

Segundo ele, o PS6 continua planejado para chegar ao mercado no fim de 2027, mantendo a janela que vem sendo mencionada em vazamentos anteriores. Entre os detalhes técnicos citados, o console teria uma GPU personalizada da AMD com 54 unidades de computação e frequência próxima de 3 GHz. Na prática, isso poderia resultar em algo perto de 40 teraflops de poder gráfico, aproximadamente quatro vezes a capacidade bruta da GPU presente no PS5.

O processador também teria mudanças significativas. A expectativa é de que o sistema conte com oito núcleos Zen 6C dedicados aos jogos, além de dois núcleos Zen 6 de baixo consumo voltados para o sistema operacional e tarefas em segundo plano. Essa divisão permitiria que a maior parte do processamento ficasse concentrada nas demandas dos jogos.

Com uma arquitetura mais recente e clocks mais altos, o desempenho da CPU poderia ser entre três e quatro vezes superior ao do Zen 2 do PS5. Outro ponto destacado pelo insider é o avanço no ray tracing. As estimativas apontam que a tecnologia poderia rodar entre três e seis vezes mais rápido do que no PS5 Pro e até doze vezes mais rápido do que no PS5 original. A meta de desempenho também faria sentido dentro do cenário atual do mercado, já que TVs 4K com 120 Hz estão se tornando mais comuns.

Sony já está pronta para o PS6

Mesmo com especulações sobre possíveis atrasos por problemas na cadeia de suprimentos ou aumento no preço de memória, Moore’s Law Is Dead afirma que o cronograma continua intacto. Segundo ele, a Sony já teria capacidade de produção reservada na TSMC para chips em processo de 3 nanômetros a partir de 2027. O insider também lembra que o próprio PS5 conseguiu chegar ao mercado em 2020, então o planejamento do PS6 segue na mesma.

Mais em Notícias

Autor

foto do author do artigo Thiago Barros

Thiago Barros

Editor-Chefe

Dez anos de MeuPlayStation, 18 de jornalismo e produção de conteúdo. Muitas histórias para contar e muitos jogos para jogar!

Mais artigos de Thiago Barros

icone representando um redirecionamento para outra pagina
Comunicar erro no artigo

Notícias