Notícias

Co-dev de Crisis Core: Final Fantasy VII enfrenta problemas financeiros

Com prejuízo milionário, estúdio Tose teve que cancelar vários de seus projetos

por André Custodio
Co-dev de Crisis Core: Final Fantasy VII enfrenta problemas financeiros

O estúdio Tose, que co-desenvolveu títulos de peso como Crisis Core: Final Fantasy VII — Reunion e Scarlet Nexus, enfrenta problemas financeiros. Com prejuízo milionário, a empresa teve que cancelar diversos projetos em andamento.

O relatório mais recente indica que o período entre setembro de 2023 e maio de 2024 resultou em danos de US$ 2,28 milhões. Isso se deu após seus parceiros alterarem políticas e abandonarem projetos pontuais. Como resposta, isso se espalhou para a Tose.

Nos últimos anos, a empresa se especializou como uma espécie de “estúdio fantasma”. Assim como houve com a Square Enix em Crisis Core, a companhia passou a depender diretamente do trabalho de parceiros. Com isso, ela também sofre impactos “por tabela”.

banner de crisis core: final fantasy vii — reunion
Fonte: Square Enix

A previsão de vendas para o atual ano fiscal da Tose é de 12,5%, devido às incertezas que permanecerão pelos próximos meses. Porém, o estúdio garantiu que trabalhará para otimizar seu gerenciamento de projetos e manterá desenvolvimento ativo.

Perda no estúdio de Crisis Core pode ter envolvimento com Square Enix

Em abril deste ano, um relatório da Square Enix revelou o cancelamento de diversos projetos. Como a Tose é parceira ativa da editora de Crisis Core, há chances do estúdio ter se envolvido com a produção desses games. Clique aqui para saber mais.