Notícias

Cirurgião faz endoscopia usando DualSense — a 9200 km do paciente

O operado da vez foi um porco, que precisou passar pelo processo

por Jean Azevedo
Cirurgião faz endoscopia usando DualSense — a 9200 km do paciente

Cirurgiões na Suíça realizaram um procedimento de endoscopia em um porco localizado em Hong Kong, utilizando um controle DualSense do PS5. A operação, conduzida a mais de 9.200 km de distância, foi um marco no avanço das cirurgias remotas, que podem revolucionar a medicina em locais isolados.

De acordo com o relatório, a equipe combinou sistemas robóticos com endoscópios magnéticos, controlados via um PlayStation Move e o DualSense. Esse método permitiu manobras complexas no corpo do paciente, com precisão em tempo real, algo fundamental para procedimentos delicados como biópsias.

Cirurgião operando porco com o DualSense
(Fonte: MP1st/FoxNews)

O avanço pode trazer especialistas a áreas remotas que não possuem acesso a cuidados médicos avançados. Um dos desafios, segundo os médicos, é manter o tempo de resposta abaixo de 300 milissegundos, essencial para garantir que o cirurgião possa agir rapidamente.

Apesar dos obstáculos, como a dependência de uma conexão de internet estável e comunicação clara com a equipe local, o sucesso desta operação aponta para o futuro da telecirurgia. Quem imaginou que os equipamentos de jogatina acabariam sendo importantes para salvar uma vida, não é mesmo?

Chefe da Xbox brinca com botão “X” do DualSense: “está no lugar errado”

O DualSense, controle do PS5, deixou Phil Spencer, chefe da Microsoft Gaming, confuso. Ao ser induzido ao apertar o botão X, ele brincou: “está no lugar errado”. Confira mais detalhes neste link!