Notícias

“Ciclo tradicional de gerações” dos consoles chegou ao fim, explica analista

Consoles aprimorados e reação do mercado mudaram o padrão tradicional do comportamento das gerações.

por Raphael Batista

Segundo Mat Piscatella, o famoso analista da NPD Group, o ciclo tradicional de geração dos consoles não existe mais devido ao lançamento de consoles aprimorados, como o PS4 Pro e Xbox One X. Isso acontece porque o mercado tem reagido de modo diferente em comparação aos anos anteriores.

Quando revelado os jogos e videogames mais vendidos do mês de outubro, o analista comentou sobre os resultados por meio do seu Twitter (via Eurogamer). Segundo ele, não existe mais uma curva normalizada de mudanças previsíveis. Agora, jogos lançados há cinco anos mantêm-se uma boa posição. Além de consoles aprimorados que alavancam as vendas dos produtos e estabelecem novos recordes.

Pela história, a curva nos primeiros anos refletia todo o progresso dos consoles ao longo dos 5 a 7 anos seguintes. Agora, devido ao Pro e ao X e a maior resposta dos consumidores em relações às promoções, tais curvas já não existem mais. O console da Sony já quebra novos recordes e, o da Microsoft, foram drasticamente elevados.

Não é algo altamente imprevisível porque isso é um termo que implica em algo aleatório. Apenas possibilita uma maior margem de erro nas previsões e permite uma precisão muito menor do que nas gerações anteriores.