Notícias

CD Projekt RED rechaça IA para textos: “gap enorme”

Ainda há um "caminho gigantesco" a percorrer antes que os personagens em IA sejam tão bons quanto os reais

por Thiago Barros
CD Projekt RED rechaça IA para textos:

A CD Projekt RED não quer saber de inteligência artificial na hora de criar os textos e histórias de seus jogos. Pawel Sasko, líder de quests da companhia, até admite que já testou este caminho, porém os resultados foram decepcionantes. Segundo ele, ainda existe um “gap enorme” entre o que é gerado artifcialmente e o que é criado por humanos neste aspecto.

Obviamente, a opinião de Sasko não é sobre o uso de IA para qualquer coisa nos games. Pelo contrário. De acordo com o desenvolvedor, inclusive, a tecnologia pode ser interessante para criar reações mais autênticas de NPCs, por exemplo. Ele falou sobre o tema em entrevista ao Aftermath.

“Quando se trata de escrita e dublagem, ainda há um caminho gigantesco, muito longo a percorrer. Eu vi muita coisa nos bastidores. Há uma diferença visível entre o conteúdo criado – aquele conteúdo personalizado que escritores, designers de missões e designers cinematográficos fazem com suas próprias mãos – e algo que a IA pode fornecer”, comentou.

+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal de Ofertas do MeuPlayStation

O exemplo usado por ele foi o de Cyberpunk 2077: Phantom Liberty, a aclamada expansão de 2023, que conclui a história principal do jogo. Sasko não acredita que uma IA conseguiria sequer chegar perto do que os roteiristas fizeram, e destacou: “A diferença de qualidade, especificamente, é enorme. É como um abismo”.

CD Projekt RED “não vê lugar” para microtransações em single-player

A polêmica das microtransações não parece ser tão grande na CD Projekt RED. Segundo o diretor financeiro da companhia, Piotr Nielubowicz, a desenvolvedora de The Witcher e Cyberpunk é bastante confiante de sua posição sobre este tipo de monetização: não há espaço para ele em títulos single-player. Leia mais clicando aqui.