Notícias

CD Projekt RED fala das diferenças entre Cyberpunk 2077 e The Witcher

Companhia ressalta os diferentes caminhos e como impactou no resultado de Cyberpunk 2077.

por Raphael Batista
CD Projekt RED fala das diferenças entre Cyberpunk 2077 e The Witcher

The Witcher 3: Wild Hunt foi um dos principais jogos RPG de mundo aberto na atual geração. Apesar do lançamento um tanto quanto conturbado, o título atingiu patamares diferenciados de narrativa, exploração e combates. Com o mesmo objetivo de revolucionar a indústria de videogames, a CD Projekt RED comentou um pouco mais sobre o processo de desenvolvimento de Cyberpunk 2077.

As diferenças são notórias em um primeiro momento. Enquanto que o primeiro é uma aventura medieval épica, o segundo apresenta um futuro violento, tecnológico e regido pela lei do mais forte. No entanto, o resultado final de The Witcher 3 impactou diretamente na produção de Cyberpunk.

Na revista EDGE de novembro, o produtor Richard Borzymowski, comentou um pouco mais sobre o processo de desenvolvimento de ambos os títulos e como se interligam, apesar das diferenças.

A produção de The Witcher 3 ofereceu para nós uma segurança em nossas próprias habilidades. Agora nossos artistas de ambiente estão povoando os cenários com vários elementos, e eles não possuem medo de testar novas coisas. Isso é exatamente o que precisamos estar abertos, porque pessoalmente acredito que foi isso que fez de The Witcher algo bom – e é o porquê Cyberpunk será ainda melhor – já que não temos medo de mudar.

Isso requer níveis de determinação, claro. Desde o início estamos dizendo ‘Beleza, isso é enorme, mas é o que queremos.’ Como produtores, somos responsáveis em levar a visão e verificar a capacidade da equipe, decidindo o que precisamos mudar o se temos como alterar o conteúdo para tornar ainda mais flexível.

The Witcher 3 não foi menos complexo, mas foi um processo diferente. Quando estávamos construindo um mundo, tínhamos grandes espaços abertos, o que precisava ser preenchido. Não é como se fosse mais fácil construir lindas florestas, mas sé mais ‘perdoável’. Se uma árvore está mais para a direita, é como exatamente florestas aparentam. Mas se você coloca um prédio muito longe do outro no meio da cidade, não funciona da mesma maneira. Você precisa preencher os locais enquanto realiza outras coisas. É preciso forçar em tudo.

Não foi somente os conceitos de construção do mundo que foram modificados para nova produção. Segundo a CD Projekt RED, as animações foram melhoradas e a capacidade da engine foi melhorada. No entanto, o time de desenvolvimento produz o game com o pensamento da geração de consoles atuais. Quem detalha mais é o animador Maciej Pietras.

Temos um sistema inteiramente novo de animações e alteramos as abordagens de como lidar com as animações. Possuímos um estúdio melhorado de captura de movimentos e novos sistemas faciais. As sincronizações também receberam melhorias. Temos uma nova maneira de criar os ambientes, então em vez de criarmos um mundo enorme de uma vez, estamos fazendo partes que podem ser reajustadas. Outra coisa é nossa engine, que decidimos melhorá-la para garantir que o jogo rodará nas gerações atuais. É um caminho totalmente novo.