Notícias

Quase 40% dos brasileiros pretendem comprar um console next-gen no lançamento

Preço é o fator mais importante na decisão de compra, diz pesquisa

por Vinícius Paráboa
Quase 40% dos brasileiros pretendem comprar um console next-gen no lançamento

A Pesquisa Game Brasil (PGB), balanço realizado pela Sioux Group que traz informações dos hábitos de consumo dos gamers no Brasil, divulgou um estudo onde aponta que 37,8% dos jogadores brasileiros pretendem comprar consoles next-gen no lançamento. O PS5 e o Xbox Series X têm período de estreia marcada já para o fim de 2020.

A PGB chegou a sua 7ª edição com outros dados. 73% dos gamers no país acreditam que o preço será o ponto mais importante para definir uma eventual compra dos videogames no lançamento. Além disso, 47,1% deles consideram relevante que os novos aparelhos cheguem com bom custo.

Ao serem questionados sobre o quanto estão dispostos a pagar pelos consoles, a maioria dos jogadores (50,4%) afirmaram que desembolsarão no máximo R$ 2.000. Já 28,2% das pessoas pretendem gastar até R$ 3.000.

Por fim, os consumidores deram seus palpites sobre o quanto PS5 e Xbox Series X custarão no mercado. 31,8% dos entrevistados disseram que os valores se manterão entre R$ 2.000 e R$ 3.000, enquanto outros especulam que o montante chegará até os R$ 5.000 (27,4%).

O diretor executivo do Sioux Group, Guilherme Camargo, comentou o assunto. De acordo com ele, a expectativa é que os videogames next-gen sejam lançados em preços exorbitantes.

Preço sempre é um assunto sensível para os brasileiros. A geração atual dos videogames, por exemplo, foi marcada por uma interessante guerra de preços, com o Xbox One sendo lançado no país por R$ 2.299.00 e o Playstation 4 por R$ 3.999.00, e a expectativa para esta nova geração de consoles é por um preço ainda superior.

Outros fatores para comprar consoles next-gen

O preço pode até chamar mais atenção dos gamers brasileiros, mas ainda existem outros fatores que os fazem ficar de olho na next-gen. Segundo a PGB, a experiência crossplataforma é o segundo ponto mais importante para influenciar uma eventual compra do PS5 ou do Xbox Series X no lançamento. A retrocompatibilidade, por sua vez, aparece na terceira posição.

É válido notar que jogos exclusivos não figuram entre os principais motivos para a decisão de compra, sendo prioritários para 53,2% dos gamers. Até mesmo uma boa experiência em Realidade Virtual (VR), está à frente dos exclusivos em fator para decisão de compra (68,5%) e relevância (38,4%).

PlayStation 5 ou Xbox Series X?

De acordo com a PGB, o PlayStation 5 é o favorito do consumidor brasileiro. 54,4% dos entrevistados acreditam que a Sony será a dona da next-gen. Perguntados sobre qual videogame comprar, 42,3% optaria pelo PS5, enquanto 24,5% escolheria um Xbox Series X. O restante (33,3%) não têm interesse em adquirir nenhum.

Foram ouvidas 5.830 pessoas em 26 Estados e no Distrito Federal, no mês de fevereiro para a conclusão da pesquisa.