O maior site de PlayStation da América Latina

Black Ops 6 no Game Pass fez Microsoft perder muito dinheiro

Black Ops 6 ajudou a impulsionar o Game Pass, mas a conta não fechou no positivo para a Xbox, segundo Bloomberg

Black Ops 6 no Game Pass fez Microsoft perder muito dinheiro

Uma nova apuração da Bloomberg, baseada em entrevistas com ex-funcionários da Microsoft, revelou que a empresa teria calculado que deixou de ganhar cerca de US$ 300 milhões em vendas de Call of Duty: Black Ops 6 com a inclusão do jogo no Xbox Game Pass. A estimativa interna reforça o debate sobre a sustentabilidade do modelo de assinatura que a Microsoft tem usado como pilar de sua estratégia no setor de jogos.

De acordo com o documento, esse número não foi feito para divulgação pública, mas teria sido o resultado de projeções internas detalhadas, o que sugere que a empresa levou em conta cenários realistas sobre o impacto nas vendas diretas. O dado contrasta com o desempenho do jogo fora do ecossistema Xbox: 82% das cópias vendidas de Black Ops 6 foram no PS5, mesmo sendo o primeiro título da franquia sob o comando da Microsoft após a compra da Activision.

Embora o título tenha quebrado recordes de vendas e também registrado um aumento histórico no número de novas assinaturas do Game Pass no dia do lançamento, analistas e ex-executivos da própria empresa têm expressado dúvidas sobre o equilíbrio econômico da plataforma em casos como o de Black Ops 6.

O ex-vice-presidente da Xbox, por exemplo, já afirmou que o Game Pass cria “tensões internas estranhas”, pois a popularidade de um jogo dentro do serviço pode prejudicar suas vendas no varejo.

Xbox compensou a perda de Black Ops 6?

Cálculos feitos pelo site Kotaku indicam que, para compensar todos os US$ 300 milhões de receita perdida, o Game Pass teria precisado de 15 milhões de novos assinantes no plano Ultimate por um mês, ou cerca de 1,25 milhão de novos usuários anuais — algo que o serviço, com 34 milhões de assinantes em 2024, aparentemente não alcançou.

Mesmo com esses desafios, a Microsoft segue defendendo o modelo, que recentemente passou por um reajuste de preços, segundo a empresa, “para oferecer mais flexibilidade, escolha e valor”. O relatório, no entanto, reforça a crescente dúvida dentro e fora da companhia: o Game Pass realmente é o futuro dos jogos, ou um luxo caro para a Xbox manter?

Mais em Notícias

Autor

foto do author do artigo Thiago Barros

Thiago Barros

Editor-Chefe

Jornalista, teve PS1, pulou o 2, voltou no 3 e agora tem o 4, o 5 e até o PSVR. Acha God of War III o melhor jogo da história do PlayStation.

Mais artigos de Thiago Barros

icone representando um redirecionamento para outra pagina
Comunicar erro no artigo

Notícias