Banido na Austrália, Hunter x Hunter: Nen x Impact se envolve em polêmica antes de ser lançado
Comitê de classificação afirma que game possui violência sexual não justificada
A Arc System Works terá algo importante para resolver na Oceania. Mesmo antes de ser lançado, Hunter x Hunter: Nen x Impact sofreu seu primeiro banimento e teve sua classificação recusada pelo comitê etário da Austrália.
No site do Australian Classification Board, o game foi listado como “RC”, que no português pode ser traduzido como “Classificação Recusada”. De início, esclarecimentos foram negados, mas posteriormente as respostas para essa decisão apareceram online.
Hunter x Hunter: Nen x Impact teria grau de violência inaceitável
Em declaração ao Polygon, foi confirmado que Hunter x Hunter: Nen x Impact possui violência sexual “não justificada” envolvendo “pessoas menores de 18 anos”. Esse apelo extrapolaria os limites do aceitável, mesmo diante de um conteúdo gráfico implícito.
O conselho observou em seu relatório que a violência sexual implícita é tolerada como apropriada devido à falta de resolução do ato por meio da narrativa do jogo e que não é justificada pelo contexto.
A violência sexual implícita que é visualmente retratada, interativa, não justificada pelo contexto ou relacionada a incentivos ou recompensas não é permitida.
Detalhes mais claros não foram compartilhados, além de que haveria “representação visual de violência sexual implícita, onde um homem adulto se expõe a pessoas menores de 18 anos”.
Dessa forma, resta a Arc System Works entender o caso e buscar uma resolução antes do lançamento de Hunter x Hunter: Nen x Impact, que está marcado para 2025 no PS5, Nintendo Switch e PC.