Notícias

Atualização do PlayStation VR2 pode ter habilitado acesso para o PC

Suporte do headset ao PC está planejado para chegar em algum momento de 2024

por André Custodio
Atualização do PlayStation VR2 pode ter habilitado acesso para o PC

Aparentemente a Sony já está montando as bases para o suporte do PlayStation VR2 no PC. A atualização de firmware mais recente trouxe grandes indícios sobre uma possível compatibilidade, indicando que ela pode chegar antes do esperado.

A novidade foi observada pelo fabricante “iVRy”, especialista em headsets de realidade virtual. Segundo ele, a Sony deu um grande passo para permitir que usuários do dispositivo o utilizem nos computadores, mas apenas diante de certas restrições.

Em uma postagem no X, ele deu mais detalhes sobre o suporte. Devido ao cabeamento via USB-C do PlayStation VR2, há única chance de configurá-lo em um computador seria através de um adaptador externo VirtualLink, descontinuado na segunda metade de 2020.

Como o dongle não está mais em produção, a alternativa para a fabricante seria oferecer um adaptador proprietário para os consumidores finais.

A mais recente atualização de firmware da Sony permite acesso ao PC!

Isso significa que não é mais necessário usar soluções alternativas de driver/hardware para fazê-lo funcionar no Windows. Ainda não se sabe se esta atualização permite o uso da Nvidia, mas todas as indicações são de que os planos de “jogos para PC” da Sony envolvem conexão direta.

Posteriormente, “iVRy” confirmou que agora é possível utilizar o PlayStation VR2 com placas gráficas AMD, independente de haver um adaptador ou porta VL conectados. Porém, a compatibilidade com Nvidia seria restrita à presença de um dongle.

A Sony comentou, em outra oportunidade, que está trabalhando para expandir o ecossistema do headset do PS5 para o PC ainda em 2024. Porém, ainda não há uma data específica para que isso ocorra.

Sony pode ter interrompido produção do PlayStation VR2

Uma reportagem do Bloomberg sugeriu que a Sony pausou a produção do PlayStation VR2 devido à baixa oferta. De acordo com fontes familiarizadas, uma grande quantidade de estoque está armazenada nas fábricas da empresa. Clique aqui para saber mais.