Final Fantasy XVI: atriz de Jill Warwick detalha como foi dar vida à personagem
Intérprete da Dominant de Shiva comenta sua participação em um dos grandes lançamentos de 2023
A Square Enix entrevistou Susannah Fielding, intérprete de Jill Warwick em Final Fantasy XVI. No bate-papo, a dubladora comentou suas inspirações para dar vida à Dominant e como foi possível trazer suas experiências para uma personagem tão complexa.
Perguntada sobre sua familiaridade com a série de RPG antes de assumir o papel, Fielding revelou ter ouvido falar da franquia, embora nunca tivesse jogado. A primeira interação real teria acontecido apenas quando surgiu a oportunidade de interpretar Jill.
Sobre a personagem, ela foi descrita como uma mistura complexa de vulnerabilidade e força. A atriz explicou que, ao dar vida à Dominant de Shiva, o processo foi guiado por gravações sob nomes de código. Seu trabalho era feito cena a cena, dia a dia, e a descoberta de Jill ocorreu durante as filmagens.
A passagem do tempo na história foi transmitida com precisão, auxiliada por diretores e produtores. Todos teriam colaborado com a transmissão de sensações traumáticas vivenciadas em Final Fantasy XVI e expandiram a conexão entre a atriz e a personagem
Fielding se esforçou para compartilhar seu próprio método de conectar emoções semelhantes da sua vida — algo aprendido em experiências profissionais anteriores. Porém, a dificuldade de interpretar Jill foi resultado da diferença entre sua natureza reprimida e a personalidade expansiva da atriz.
Você tem que encontrar aquelas partes de si mesmo onde você pode se conectar com a forma como alguém pode se sentir nessa situação — qualquer situação em que você esteve e que tenha uma paisagem emocional semelhante.
Mesmo que não seja quase ser morto ou algo assim, você precisa encontrar algo com o qual possa se conectar em sua própria vida. É assim que eu abordaria um papel no cinema, na TV ou no palco, e não é diferente nos jogos. É tudo o mesmo processo.
Ela também discutiu como interpretar para jogos se diferencia de outros meios, dada a constância do trabalho. A pandemia da covid-19 causou um impacto severo nas gravações, forçando sessões individuais e sem todo o aparato normalmente exigido.
Técnicas e efeitos visuais de Final Fantasy XVI impressionam
Durante a conversa, Susannah Fielding também comentou que ficou impressionada com a visualização das cenas em CGI de Final Fantasy XVI. Segundo ela, os visuais ficaram superiores ao esperado e reuniram diversos outros processos, como técnicas de sons ambientes.
A etapa de criar “esforços” para as ações do jogo foi detalhado, incluindo grunhidos e sons de luta. A Square Enix também aproveitou toda sua capacidade criativa para desenvolver movimentos imaginativos nas cabines, considerando as limitações dos equipamentos.
A conversa prosseguiu sobre desafios enfrentados devido à pandemia, compartilhando a experiência de gravar remotamente. Sem sons de referência específicos, as filmagens de Final Fantasy XVI passaram por desafios, mas a conexão entre os membros da equipe tornou todos superáveis.
Acho que levamos Final Fantasy para o próximo nível em termos da verdade emocional e do realismo dessas duas pessoas se conectando em um lugar desolado. A atuação ficou realmente ótima, e espero que isso se destaque.
A atriz encerrou destacando a qualidade abrangente do jogo, que alcançou altos padrões em várias áreas, incluindo visuais, jogabilidade, personagens, roteiro e música. Confira abaixo o vídeo com a entrevista na íntegra:
Final Fantasy XVI está disponível para PS5. O título pode ser adquirido com preço promocional na Amazon Brasil.