Notícias

Ator de MindsEye critica lançamentos de jogos “não acabados”

“Como jogador, como consumidor, não gosto desse modelo", disse Alex Hernandez, de MindsEye

por Thiago Barros
Ator de MindsEye critica lançamentos de jogos

Alex Hernandez, ator responsável por dar voz ao protagonista Jacob Diaz em MindsEye, falou abertamente sobre o lançamento conturbado do jogo e criticou a decisão de lançar títulos em estado inacabado. Em entrevista ao canal Check It TV, ele expressou frustração com o modelo adotado por muitos estúdios — inclusive o que produziu MindsEye.

O jogo, que era cercado de expectativas, sofreu com bugs graves e problemas de desempenho logo de cara. Mesmo com pedidos de desculpas e atualizações emergenciais por parte da Build a Rocket Boy, o estrago estava feito: MindsEye virou o game com a pior nota do Metacritic em mais de um ano e, como consequência, a empresa passou por demissões internas.

“Por algum motivo, uma empresa decide lançar algo com esses problemas, e depois tenta consertar tudo no pós-morte. Obviamente, não fomos o primeiro jogo a fazer isso — um exemplo notório é Cyberpunk”, disse Hernandez. “Como jogador, como consumidor, não gosto desse modelo. Não gosto desse caminho.”

Confira a entrevista:

Ele também criticou o fato de se cobrar preço cheio por um produto claramente inacabado: “Do ponto de vista do consumidor — e tenho certeza que muita gente sente o mesmo — acho que isso causa mais dano à reputação da empresa do que benefício a longo prazo.”

Ator de MindsEye sugere betas gratuitos

Como alternativa, o ator sugeriu que estúdios adotem betas gratuitos ou vendam o jogo por um preço reduzido durante as fases iniciais: “Não sei o que leva uma empresa a basicamente fazer um teste beta sem chamar de beta. Eu, como consumidor, preferiria ser informado desde o início. Assim eu sei no que estou me metendo.”

Enquanto isso, o estúdio divulgou um roadmap para tentar salvar MindsEye, prometendo melhorias para torná-lo “jogável”. Mas como Hernandez deixou claro: confiança, quando se quebra, não se corrige com patch.