Notícias

Ator de GTA “xinga muito no Twitter” IA com a sua voz

Ned Luke ficou bastante irritado com chat bot que prometia conversa com Michael, de GTA V

por Thiago Barros
Ator de GTA

A polêmica entre atores e dubladores contra o uso de inteligência artificial nos jogos eletrônicos ganhou um novo capítulo. No último domingo, Ned Luke, que faz o Michael em GTA V, “xingou muito no Twitter (agora X)” por causa de uma empresa que estava divulgando um chat bot usando sua voz sem autorização, graças a uma ferramenta de IA.

Na postagem, o ator escreveu: “Isso é uma babaquice! Não tem nada de legal em roubar as pessoas usando uma imitação safada da minha voz por computador. NÃO GASTEM TEMPO COM ESSE LIXO… Grand Theft Vocal”. Além disso, marcou a Rockstar, a associação dos dubladores e Roger Clark, o Arthur Morgan de Red Dead Redemption 2.

Em resposta a um usuário que lhe mandou mensagem de apoio, ele foi além: “Não estou preocupado em me substituirem, eu só odeio esses desgraçados e estou puto que nossa união de merda é tão fraca que, em breve, isso vai ser um problema grave para nossos empregos, não só um idiota tentando ganhar dinheiro com nossas vozes”.

Neste ponto, entra o sindicato dos atores e artistas norte-americanos, conhecido pela sigla SAG-AFTRA, que emplacou um acordo com uma empresa especializada no uso de vozes de IA e gerou irritação entre os dubladores de jogos. Os profissionais reclamam, principalmente, que não chegaram a ser consultados na negociação. Saiba mais aqui.

Rapper que está trabalhando em GTA 6 teve que parar de jogar RP

Não, você não está de volta para 2004. T-Pain é o assunto do momento. O autor de hits como Buy U A Drank e I’m In Luv (Wit A Stripper) voltou aos holofotes nas últimas semanas por conta de um baita show apresentando apenas covers de músicas famosas nos Estados Unidos, de diversos gêneros. A gravação bombou no YouTube e ele está, é claro, aproveitando a mídia. Só que, no MeuPlayStation, claro, o tema não tem nada a ver com isso – e sim com GTA 6. Clique aqui para ler.