Digital Foundry analisa Assassin’s Creed Shadows no PS5 Pro
PSSR impressiona, mas cobra caro em desempenho no update de Assassin’s Creed Shadows
A aguardada análise técnica de Assassin’s Creed Shadows no PlayStation 5 Pro foi publicada pelo Digital Foundry, revelando como o novo console da Sony lida com as melhorias gráficas e, principalmente, com a estreia do PSSR (PlayStation Spectral Super Resolution) — a nova tecnologia de reconstrução de imagem da plataforma.
O título da Ubisoft traz opções visuais mais robustas no PS5 Pro, incluindo reflexos via ray tracing no modo Balanced, e novos alvos de framerate que visam oferecer uma experiência mais fluida ou cinematográfica, dependendo da escolha do jogador.
No PS5 Pro, o modo Balanced agora inclui reflexos com ray tracing, algo ausente nas versões padrão do jogo. Já o modo Performance busca entregar 60 quadros por segundo, enquanto o Balanced mira nos 40fps. Em áreas internas, como o esconderijo, o jogo atinge com mais facilidade essas metas: 60fps no Performance e 40fps no Balanced, com maior estabilidade.
TAAU x PSSR: quem vence em Assassin’s Creed Shadows?
A grande novidade é o PSSR, que agora pode ser ativado ou desativado no menu. Ele substitui o TAAU tradicional como solução de upscaling e antisserrilhado, e os resultados são mistos:
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PSSR oferece uma imagem mais suave e limpa, com menos cintilação e artefatos visuais. A estabilidade visual é visivelmente superior em movimento.
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Em contrapartida, partículas apresentam mais ghosting, e a imagem tende a parecer mais “macia”, perdendo um pouco da nitidez geral.
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No modo Qualidade, o PSSR se aproxima da nitidez do TAAU, mas exige mais da GPU. Ele consegue manter resolução comparável, porém com maior peso no sistema.
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No modo Performance, o impacto é mais visível: a resolução interna cai de 1080p para 864p com PSSR, resultando em perda de definição. Além disso, a taxa de quadros despenca frequentemente para a casa dos 50fps ou menos, enquanto o TAAU consegue manter quase 60fps constantes.
Diante da instabilidade no desempenho, a Digital Foundry recomenda usar o PSSR apenas em telas com suporte a VRR (Variable Refresh Rate). Isso porque a flutuação de framerate com o PSSR ativo pode comprometer a experiência em telas convencionais. Para quem não tem VRR, o TAAU ainda é a escolha mais segura.
Confira o vídeo completo:
Durante a análise, também foi descoberto um bug com o HDR, onde o uso do PSSR pode causar distorções nas cores da imagem. A expectativa é que esse problema seja corrigido por meio de atualizações futuras.
O PSSR é uma adição promissora ao PS5 Pro e mostra o esforço da Sony em melhorar a qualidade visual dos jogos com técnicas avançadas de reconstrução. No entanto, o impacto no desempenho ainda é considerável, tornando-o ideal apenas para jogadores com monitores ou TVs com VRR. Para todos os outros, o clássico TAAU segue firme como a melhor opção para jogar Assassin’s Creed Shadows com fluidez.