Notícias

Após muitas polêmicas, Assassin’s Creed Shadows vem sendo bem recebido no Japão

Veículos da mídia japonesa elogiam o título da Ubisoft

por Vinícius Paráboa
Após muitas polêmicas, Assassin's Creed Shadows vem sendo bem recebido no Japão

Muitos debates aconteceram (e ainda acontecem) na internet sobre como Assassin’s Creed Shadows seria recebido no Japão. Afinal, o jogo da Ubisoft se passa no período feudal do país, no século XVI. Possíveis imprecisões históricas e de ambientação são assuntos das discussões — muitas vezes acaloradas.

Mesmo com várias polêmicas durante o período pré-lançamento, como a infame saga da “bandeira” com o símbolo da Sekigahara Gun Corps — usada pela Ubi em um material promocional, mas sem permissão do grupo Sekigahara Teppo-tai —, ou a escolha de Yasuke como personagem principal, a mídia japonesa vem elogiando o game.

Veículos como o 4Gamer, Dengeki, Gamer e Game Watch teceram elogios ao jogo. Conforme reportado por Kazuma Hashimoto, da Polygon, os críticos elogiaram o cenário do título, mais especificamente, o sistema que altera as estações do ano e o clima.

Apesar de existirem pequenas críticas quanto a detalhes ambientais imprecisos, todos parecem impressionados. Além disso, os jornalistas gostaram de Naoe como personagem — uma shinobi em busca de vingança. Eles destacam suas qualidades como uma jovem que amadurece ao longo da aventura.

Por outro lado, Yasuke recebeu certas ressalvas. Não houve nenhum problema mais sério com ele, mas alguns críticos apontaram que não se identificaram tanto com o protagonista, quanto como conseguiram com Naoe.

O site Game Watch também pareceu gostar de como os jogadores podem ver o Japão — e figuras importantes de sua história — através dos olhos de um estrangeiro. É verdade que os jornalistas não colocaram Assassin’s Creed Shadows no mesmo patamar de Ghost of Tsushima (outro jogo de um estúdio ocidental sobre a Terra do Sol Nascente), vale dizer.

Assassin's Creed Shadows
Fonte: Ubisoft

Hideki Kamiya, de Bayonetta e Okami, defende Assassin’s Creed Shadows

Outro japonês a defender Assassin’s Creed Shadows foi o dev Hideki Kamiya, famoso por Okami e Bayonetta. Nas redes sociais, ele disse:

Enquanto algumas pessoas fazem um grande alvoroço dizendo ‘Eu não tolero isso!’, a outra maioria das pessoas normais que adotam uma postura de ‘está tudo bem’ basicamente fica em silêncio.

Fiquei triste pelo jogo estar sendo tão criticado, mas [estou] feliz que parece estar indo bem tanto nas vendas quanto nas análises.

Algo interessante a se mencionar é que nessa semana, veremos como Assassin’s Creed Shadows se saiu em vendas no Japão. Resta saber se o público concorda com as opiniões dos veículos de mídia.