Notícias

Arc System Works deve expandir colaborações com grandes franquias

Iniciativa visa uma expansão para além do eixo oriental a fim de alcançar novos públicos globais

por André Custodio
Arc System Works deve expandir colaborações com grandes franquias

Durante a EVO 2022, Minoru Kidooka, CEO da Arc System Works, comentou sobre o desejo de expandir o alcance de seus jogos por meio de colaborações. A iniciativa seria realizada a fim de atingir novos públicos para além do nicho oriental, visto que as IPs do estúdio se concentram em marcas consolidadas no Japão, como Dragon Ball e Guilty Gear.

Em entrevista ao IGN, o executivo afirmou ter planos de longo prazo para o estúdio, com a possibilidade de desenvolver e produzir jogos em território norte-americano. Segundo ele, a empresa ainda sofre com os reflexos de uma certa “passividade”, onde as ofertas de colaboração eram propostas apenas por criadores de outras IPs e devs externos.

Agora, a Arc System Works deve partir para uma postura mais agressiva de abordagem, ao mudar sua atitude para encontrar novos parceiros. A ideia do estúdio é buscar uma identidade que seja atrativa também para o público ocidental, como ocorre com a série Dragon Ball — especialmente com Dragon Ball FighterZ.

“Precisamos expandir as comunidades [de jogos] de luta por meio de IPs”, disse Kidooka. “No futuro, se tivermos essa oportunidade, pressionaremos ativamente para colaborar com novos proprietários de propriedades”.

Para os próximos meses, a prioridade da Arc System Works é expandir Guilty Gear Strive e otimizar Dragon Ball FighterZ para a chegada de sua versão de nova geração. Porém, tudo indica que a franquia BlazBlue ainda terá muitas oportunidades no mercado — em gênero de luta e outros —, assim como novas séries autorais de maior apelo global.

Arc System Works confirma sucesso de vendas de Guilty Gear Strive

A Arc System Works confirmou que Guilty Gear Strive ultrapassou a marca de 1 milhão de unidades vendidas. O título é o primeiro da franquia a atingir tal meta. Clique aqui para saber mais!