Antigas rivais, SquareSoft e Enix se fundiram há exatos 20 anos
Empresas já haviam publicado os primeiros títulos de Final Fantasy e Dragon Quest antes da fusão
Em 25 de novembro de 2002, nasceu uma das mais populares editoras de jogos do planeta: a Square Enix. Com uma história de franquias renomadas e títulos elogiados pela comunidade, a empresa japonesa se tornou referência no mercado global. Porém, essa jornada teve início com uma grande rivalidade.
No início da década de 1990, SquareSoft e Enix disputavam o topo da categoria de RPGs, investindo, respectivamente, nas séries Final Fantasy e Dragon Quest. A cada lançamento, o mercado japonês praticamente paralisava e o público se dirigia em massa para adquirir os jogos em lojas especializadas.
Na segunda metade da década, as conversas entre as empresas ganharam força e sugeriram as primeiras negociações para uma fusão, a fim de fortalecer um portfólio já consolidado no país. Porém, a estreia frustrante do filme “Final Fantasy: The Spirits Within”, em 2001, fez a Enix frear o acordo.
Relutante, a detentora de Dragon Quest esperou apenas a primeira oportunidade de sucesso para voltar às tratativas com a concorrente. E isso não demoraria a acontecer, já que a chegada de Final Fantasy X, em 2002, fez a indústria explodir e despertar seu interesse pelos JRPGs no PlayStation 2.
【今日は何の日?】
2002年11月26日はスクウェアとエニックスが合併を発表した日。あれから今年で20年『FF』と『ドラクエ』がタッグを組んだニュースに驚きワクワクが止まらなかった
https://t.co/nDMMbuSSoP pic.twitter.com/qghgIz1Q01
— ファミ通.com (@famitsu) November 25, 2022
Em 26 de novembro de 2002, a Square e a Enix anunciaram sua fusão. Já se passaram 20 anos desde então. Fiquei surpreso e animado com a notícia de que Final Fantasy e Dragon Quest se uniram.
Nesse mesmo ano, SquareSoft e Enix formalizaram a fusão e concordaram com o acordo de unir seus nomes em um só. Com isso, a Square Enix ganhou vida e seguiu publicando mais títulos de ambas as franquias — agora sem concorrência e com Final Fantasy se destacando consideravelmente.
Ex-Square Enix são presos por utilizar informações privilegiadas
Um caso de trade ilegal de ações mexeu com a indústria japonesa na última semana. Após descobrirem o lançamento de um novo Dragon Quest Mobile, ex-devs da Square Enix se aproveitaram dessas informações para alavancar lucros por meio da compra de ações. Yuji Naka, criador de Sonic, também estava envolvido no caso e foi preso. Clique aqui para saber mais.
Não deixe de acompanhar as melhores ofertas da Black Friday 2022 no grupo do Meus Descontos!