Notícias

Animadores de Spider-Man 2 explicam a mágica por trás da captura de Hailey

Insomniac trabalhou de forma atenciosa e responsável na retratação fiel da linguagem de sinais de Hailey

por André Custodio
Animadores de Spider-Man 2 explicam a mágica por trás da captura de Hailey

Personagem bastante carismática de Marvel’s Spider-Man 2, Hailey Cooper elevou as técnicas de captura de movimento para o máximo. Ao retratar com fidelidade e atenção a linguagem de sinais, a Insomniac deu vida a um contexto que ainda segue pouco realizado nos games.

Em entrevista no Game Developers Conference (GDC), um grupo de animadores do jogo revelou que os processos de mocap foram feitos com base na atriz surda Natasha Ofili. Além de garantir fluidez e realismo para Hailey, ela deu diversas orientações para o estúdio sobre suas próprias experiências de vida.

Além de Ofili, a instituição Hyper Nova contribuiu com feedbacks e análises de roteiro em Spider-Man 2. De acordo com a diretora Lindsay Thompson, cada take da personagem foi analisado pela companhia de suporte para garantir que a comunicação fosse clara e compreensível.

Tivemos que descobrir a melhor maneira de filmar as performances faladas do nosso elenco ouvinte, junto com nossos dublês de surdos que funcionariam melhor para Natasha. Em uma cena em particular, os colocamos lado a lado para que Natasha se atentasse às pessoas e ainda pudesse ver Nadji Jeter e Griffin Puatu em suas performances orais.

Cada membro surdo do elenco tinha seu próprio intérprete para que todos pudéssemos nos comunicar no set. E também tivemos os Hyper Novas no palco para ajudar a determinar os roteiros com o elenco e planejar a performance dos sinais.

spider-man 2
Fonte: Insomniac

Insomniac teve que se adaptar às diversas situações de Spider-Man 2

De acordo com Thompson, a equipe de Spider-Man 2 foi se adaptando à maneira mais eficiente de gravar a linguagem de sinais. Em certos momentos, apenas o elenco de surdos atuava nas cenas, enquanto posteriormente os intérpretes de Miles e de outros personagens apareciam em cena.

A intenção nessa “mistura” foi permitir que todos tivessem um desempenho “igualado”. Assim, o elenco central conseguiu se comunicar naturalmente com sinais em filmagens mais curtas, enquanto as mais longas eram realizadas por dublês.

Visto que eles estavam interpretando uma linguagem de sinais mais inexperiente, era autêntico para eles não sinalizarem tão fluentemente quanto uma pessoa surda faria. Tivemos que considerar a experiência e o conhecimento de cada personagem com a linguagem.

Então Ganke, o melhor amigo de Miles, está trabalhando muito para aprender. Miles é provavelmente o mais confortável e experiente ao falar com Hailey. Rio, a mãe de Miles, está claramente começando a aprender porque Miles acabou de começar a namorar Hailey. Então, garantimos que seu sósia não sinalizasse com tanta fluência e experiência.

spider-man 2
Fonte: Insomniac

Segundo a diretora de animação, capturar o máximo possível de artistas surdos e de ouvintes refletiu os avanços obtidos pela Insomniac nos últimos anos. Como as práticas de mocap estão entre os principais recursos tecnológicos do estúdio, foi preciso retratar as performances da forma mais autêntica possível.

Somos um estúdio avançado em performance, então sempre queremos a mais emocionante e autêntica. É aí que entra a colaboração. Nossos atores surdos e nosso elenco principal foram tratados igualmente no set e queremos as atuações de ambos.

Marvel’s Spider-Man 2 está disponível para PS5.