Notícias

Descanse em paz, lenda! Akira Toriyama, autor de Dragon Ball, falece aos 68 anos

O autor de Dragon Ball se foi devido a um hematoma subdural agudo

por Vinícius Paráboa
Descanse em paz, lenda! Akira Toriyama, autor de Dragon Ball, falece aos 68 anos

O mundo perdeu um gênio, talvez, o maior da história de sua profissão. No dia 1º de março, Akira Toriyama, mangaká e criador de Dragon Ball, faleceu aos 68 anos. O autor da série shounen se foi devido a um hematoma subdural agudo.

O anúncio veio através de uma mensagem de pesar da Bird Studio e da Capsule Corporation Tokyo. Leia na íntegra:


Caros amigos e parceiros,

Estamos muito tristes em informar que o mangaká Akira Toriyama faleceu em 1º de março por conta de um hematoma subdural agudo. Ele tinha 68 anos.

Lamentamos profundamente que ele ainda trabalhava em vários projetos. Além disso, ele teria muito mais coisas para alcançar.

Entretanto, ele deixou muitos títulos de mangá e trabalhos de arte para esse mundo. Graças ao suporte de inúmeras pessoas ao redor do mundo, ele continuou suas atividades criativas por mais de 45 anos. Esperamos que o mundo único de Akira Toriyama continue sendo amado por muito tempo.

Informamos esta notícia triste, com gratidão pela sua gentileza durante a vida dele.

O funeral foi realizado com sua família e poucos parentes. Seguindo seus desejos de tranquilidade, informamos respeitosamente que não aceitaremos flores, presentes de condolências, visitas, oferendas e outros. Também pedimos que se abstenham de realizar entrevistas com sua família.

O plano futuro para uma reunião em sua memória ainda não foi decidido. Informaremos quando for confirmado. Agradecemos profundamente a compreensão e o apoio de vocês, como sempre.


Toriyama também foi o criador de Dr. Slump e SAND LAND. Além disso, foi o responsável pelos designs de personagens para os jogos Chrono Trigger (um dos maiores RPGs de todos os tempos), Blue Dragon e para toda a franquia de Dragon Quest.

Dragon Ball Sparking Zero com Goku e Vegeta saindo no soco em novo trailer

Dragon Ball nos games

Sucesso na cultura pop, tendo várias adaptações em anime, Dragon Ball também é parte importante do mundo dos games. O primeiro jogo lançado da IP foi Dragon Ball: Dragon Daihikyo, para o Super Cassette Vision, em 1986.

No PlayStation, a franquia recebeu inúmeros títulos. No PS1, os mais famosos são Dragon Ball Z: Ultimate Battle 22 (1995) e Dragon Ball GT: Final Bout (1997). No PS2, as séries “Budokai” e “Budokai Tenkaichi” foram febres entre os fãs nos anos 2000.

Nos últimos anos, PS4 e PS5 tiveram games famosos como Xenoverse 2, Dragon Ball FighterZ (ambos venderam mais de 10 milhões de cópias) e Dragon Ball Z: Kakarot. O próximo lançamento é o super aguardado “Sparking! Zero“.

Descanse em paz, Akira. Você tocou o coração de muitas pessoas pelo mundo e seu legado, com Goku e seus amigos, persistirá por toda a eternidade. Quem dera, as Esferas do Dragão fossem reais, para te trazermos de volta. O MeuPlayStation presta apoio a todos os fãs, amigos e familiares do mangaká.