Notícias

Agora no BBB, MC Bin Laden processou a EA por dança no FIFA

Coreografia de "Tá tranquilo, tá favorável" entrou na série em FIFA 18 por uma comemoração de Neymar

por Thiago Barros
Agora no BBB, MC Bin Laden processou a EA por dança no FIFA

O refrão “Tá tranquilo, tá favorável” estourou em 2016, quando Neymar lançou os passinhos da coreografia após marcar um gol pelo Barcelona. No ano seguinte, a EA Sports adaptou a comemoração para FIFA 18 – chamada de Hang Loose. Em 2022, porém, o MC Bin Laden, hoje participante do Big Brother Brasil, entrou com uma ação na justiça contra a produtora pelo uso da dança.

O assunto voltou à tona agora, com a entrada do funkeiro no BBB, e foi repercutido em veículos da imprensa nacional como O Globo e UOL. Segundo os veículos, o processo está suspenso devido ao encaminhamento do tema para o STJ – onde já há cerca de mil processos contra a Electronic Arts, principalmente de atletas querendo receber pelo uso de seus nomes e imagens nos jogos (algo que motivou a empresa a não ter mais jogadores dos times brasileiros em seus games).

A intenção da suspensão, do caso de Bin Laden e de todos os outros, seria a de unificar as interpretações e abordar os casos com equidade, evitando que decisões distintas sejam tomadas em diferentes tribunais. Eles serão reativados somente depois de uma conclusão desta análise das alegações contra a EA Sports. A partir desse ponto, caberá ao juiz responsável pelo julgamento determinar se as solicitações do músico se enquadram ou não nos parâmetros estabelecidos pelo STJ.

FIFA agora é EA Sports FC e segue um sucesso

A empresa divulgou, no final do ano passado, uma retrospectiva de seu 2023. Nela, vimos dois principais destaques: EA Sport FC (antigo FIFA), consolidado como principal franquia do ano, e The Sims 4, que tornou-se o maior sucesso da série.

“Seja entrando para o clube no EA SPORTS FC 24, vivendo seus sonhos no The Sims 4, formando um esquadrão com Post Malone para desencadear um belo caos em Apex LegendsT, ou enfrentando seus maiores medos na Temporada 6: Dark Creations de BattlefieldT 2042 – agradecemos às nossas equipes talentosas e à comunidade global de jogadores e jogadoras por nos ajudarem a liderar o futuro do entretenimento e inspirar o mundo a jogar”, disse um comunicado da companhia.