Pela 1ª vez, Activision fala sobre o SBMM, o sistema de matchmaking de Call of Duty
Empresa confirma que tem trabalhado para melhorar a paridade dos jogadores com base na habilidade há anos
Imagina entrar em um lobby de Call of Duty e presenciar um massacre daqueles contra a sua equipe. Um jogador do time adversário se destacando e você e seus companheiros não correspondendo à altura em partidas consecutivas é desanimador, e isso (finalmente) acendeu um sinal de alerta na Activison.
Pela primeira vez em anos, a editora se manifestou sobre os problemas encontrados na criação das partidas. Esse é o famoso “skill based matchmaking“, ou SBMM. Equilibrar os players com base em suas habilidades dentro do jogo tem sido um desafio e tanto e essa batalha já dura anos, segundo a publisher.
Por esse motivo, eles garantiram ter reunido dados suficientes para apresentar melhorias consideráveis nesse sistema. Os primeiros detalhes serão compartilhados após o lançamento da Temporada 1 de Call of Duty Modern Warfare III, marcado para 6 de dezembro:
Sabemos que há muito interesse na experiência de matchmaking, especialmente em relação a como a habilidade contribui para a formação de lobbies e partidas. Nada é mais importante para nós do que a experiência dos jogadores com o jogo, e o matchmaking é uma parte significativa disso. Trabalhamos em nosso sistema de matchmaking por mais de dez anos e continuamos dedicando muito tempo e energia para aprimorar esse processo. Isso envolve pessoas que trabalham em nossos estúdios de Call of Duty, nossas equipes de serviços de backend na Demonware e outros grupos, como nossa equipe de Player Insights. É um esforço extenso e nossa abordagem combina latência, tempo de busca e habilidade, junto com muitos outros fatores, para tentar encontrar a melhor experiência de partida para você. Falar detalhadamente sobre esse tópico pode ser difícil, e ainda não dedicamos tempo para reunir todo o nosso trabalho e compartilhar com vocês nossas percepções e melhorias ao longo dos anos. Estamos ansiosos para fazer isso nas próximas semanas após o lançamento da Temporada 1, e também faremos disso parte de nossas discussões contínuas com a comunidade.
Para se ter noção, atualmente o matchmaking com base na habilidade dos jogadores tem gerado duras críticas à companhia. Teorias apontam até que operadores controlados por IA estejam aparecendo nas partidas para equilibrar os confrontos.
Sabendo que a entrega de uma partida onde o nível de gameplay de todos os players no lobby é benéfica para toda uma comunidade, a Activision enfim dá esperanças para uma resolução a curto prazo em seus títulos.
O que é o SBMM em Call of Duty?
Conforme explicado no artigo da Dexerto, em Call of Duty, acredita-se que o algoritmo de matchmaking considere suas estatísticas, como tempo jogado, pontuação por minuto e Taxa de Morte/Abate (KDR). Como resultado, você geralmente acaba em partidas com jogadores que pontuam de forma semelhante nessas áreas.
Isso significa que, na maioria dos casos, jogadores com habilidades inferiores são pareados com outros jogadores de habilidade inferior, e jogadores com habilidades superiores são pareados com outros jogadores de alta habilidade.
Mas, por que o SBMM é tão controverso e impopular entre a comunidade? Existem várias razões, na verdade. A primeira delas é que ao parear players de alto nível entre si, muitos deles não conseguem demonstrar suas skills ao dominarem jogadores piores. O mesmo serve para o outro lado: sem enfrentarem gamers bons, os jogadores não melhoram tanto o seu gameplay.
Outro argumento é que Call of Duty deixou de ser um título casual. Se um player de alto nível precisa encarar outros de habilidade similar, ele deverá ter mais foco e dedicação nas partidas. Isto se torna relevante em jogos que possuem modos públicos e ranqueados. Com isso, a comunidade acredita que o modo ranked deve contar com SBMM, mas o casual, não.
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