Notícias

Activision e Meta são processadas por supostamente promovorem armas de fogo

Publisher de Call of Duty é acusada de ter permitido que menores de idade acessassem armas de fogo nos games

por André Custodio
Activision e Meta são processadas por supostamente promovorem armas de fogo

A Activision e Meta estão sendo processadas por supostamente promoverem armas de fogo para menores de idade. Familiares das vítimas do massacre de Uvalde, Texas, se reuniram para exigir compensação das empresas.

+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal de Ofertas do MeuPlayStation

A ação foi iniciada recentemente, dois anos depois de uma chacina que vitimou 19 estudantes e feriu outros 17. Em 2022, um jovem de 18 anos não teria apenas comprado um rifle DDM4V7, mas começado a jogar Call of Duty e escrito posts sobre armas no Instagram.

Essas informações foram divulgadas pelo advogado dos familiares, Josh Koskoff. Segundo ele (via ABC News), o assassino baixou Modern Warfare em 2019 e jogava versões móveis de games de tiro desde os seus 15 anos.

Com a bênção e assistência do Instagram, os fornecedores de armas de assalto podem inundar os adolescentes com conteúdo que exalta homens armados solitários, explora tropos de sexo e hipermasculinidade e os direciona onde comprar sua arma preferida testada em Call of Duty.

De acordo com uma agência de marketing de armas de fogo, ‘há algumas lacunas importantes nas… regulamentações de publicidade para Facebook e Instagram’, permitindo que postagens orgânicas promovendo armas de fogo se infiltrem na plataforma.

soldados camuflados de Call of Duty Black Ops: Gulf War em uma floresta densa
Fonte: Activision

Além disso, o representante afirma que a franquia da Activision utiliza “marketing explícito e agressivo” para promover o uso de armas de fogo. Isso se juntaria às representações realistas dos rifles em Call of Duty, simulando “aparência, toque, recuo e precisão”.

A aquisição de Modern Warfare em 2019 também teria estimulado o atirador a pesquisar equipamentos explosivos pela internet. Foi assim que ele encontrou o fabricante da AR-15, Daniel Defense, que também está sendo processado pelos familiares.

Activision responde acusação sobre envolvimento no massacre

Ao ser acusada pelos familiares, a Activision se pronunciou. A publisher lamentou o ocorrido e se dispôs a atuar ao lado das comunidades afetadas pela perda, mas reforçou que “milhões” de jogadores não possuem esses comportamentos criminosos.

Leia:

O tiroteio em Uvalde foi horrível e comovente em todos os sentidos, e expressamos as nossas mais profundas condolências às famílias e comunidades que continuam afetadas por este ato de violência sem sentido. Milhões de pessoas em todo o mundo desfrutam de videojogos sem recorrer a atos horríveis.

Esta semana, a defesa chegou a um acordo com a prefeitura de Uvalde. Representantes da cidade aceitaram o pagamento de US$ 2 milhões a 19 famílias como cobertura de seguro.