Notícias

Acordo com a Microsoft teria reduzido qualidade de The Division no PS4

Ubisoft teria que garantir "paridade" entre versões de Xbox One e PS4.

por Bruna Mattos
Acordo com a Microsoft teria reduzido qualidade de The Division no PS4

A polêmica das acusações de downgrade em Marvel’s Spider-Man foram mais longe do que o esperado. Um artigo do site VG247 explicou porque alguns jogos sofrem redução de qualidade gráfica e, segundo uma fonte, The Division teria passado pelo processo de downgrade no PS4 devido a um acordo com a Microsoft.

Na época, a dona do Xbox One e a Ubisoft possuíam uma parceria para o lançamento de três DLCs para The Division com exclusividade temporária de um mês no console.

Segundo a fonte do site, parte do acordo não envolvia somente o lançamento exclusivo de conteúdos para The Division, mas garantir que o game não tivesse qualidade gráfica superior no PS4, quando comparada à do Xbox One:

“Às vezes, o nível de paridade no jogo precisa ser idêntico, portanto é necessário reduzir a qualidade para garantir que tudo fique igual Em The Division, a Xbox tinha um acordo com a Ubisoft, e parte desse acordo era para garantir que a versão PS4 não tinha melhores visuais. A resolução, taxa de frames e a densidade gráfica poderia ser maior no PS4, mas isso foi vetado para evitar problemas com a Microsoft”.

Com o lançamento dos consoles “mid-gen” a disputa por qualidade gráfica entre PS4 e Xbox ficou ainda mais acirrada. A Microsoft detém o maior poder atualmente com o Xbox One X, mas é curioso observar que um acordo entre a empresa e uma desenvolvedora pode ter impedido que um título de PS4 alcançasse sua qualidade máxima.

O artigo revela que esta prática pode ser algo comum na indústria, o que não impede que o mesmo tipo de acordo exista na direção contrária, prejudicando também lançamentos no Xbox One, por exemplo.