Pesquisa sugere que 90% dos devs não veem necessidade de microtransações em jogos AAA
Prática de monetização em jogos premium também é questionada pelos próprios desenvolvedores
Envolvida em polêmicas há anos, a prática de microtransações nos games segue dando o que falar. Uma pesquisa recém-realizada na Devcom 2024 sugere que mesmo os desenvolvedores questionam essa estratégia, com quase 90% deles não vendo necessidade disto em games AAA.
Uma reportagem do Insider Gaming trouxe detalhes sobre o projeto. Dos 100 devs entrevistados entre os 300 que estavam no evento em Colônia, Alemanha, 89% dizem que títulos AAA não precisam vender itens in-game para serem sucessos comerciais.
A pesquisa, voltada para jogos premium, reuniu depoimentos diversos sobre a prática. Porém, grande parte deles acredita que os AAA podem vender bem sendo apenas “buy-to-play”, enquanto apenas uma pessoa vê a gratuidade com anúncios como melhor caminho.
Pesquisa sobre microtransações nos games discute tópicos relevantes
A pesquisa sobre microtransações nos games também revelou dados sobre o interesse no uso de IA. Dos entrevistados, apenas 31% preferem a utilização mínima de ferramentas, enquanto 21% acredita que as práticas podem acelerar a produção.
A crença de diversos participantes do evento indica que a inteligência artificial será capaz de substituir as localizações e traduções humanas nos próximos 12 a 24 meses. Vale lembrar que esse tópico já foi alvo de debates envolvendo a “Ghostwriter” da Ubisoft.
E qual sua opinião sobre esses dois temas? Concorda ou discorda dos devs entrevistados? Comente!