Notícias

7 recursos que queremos (ou precisamos) urgentemente no PS4

Funcionalidades muito necessárias para melhorar ainda mais o PS4.

por Raphael Batista
7 recursos que queremos (ou precisamos) urgentemente no PS4

O PS4 é um bom videogame, mas ainda carece de recursos importantes. E com a iminente chegada do update 6.0, talvez seja um ótimo momento para que a Sony acate algumas das sugestões dos seus fiéis consumidores.

E hoje vamos falar exatamente disso: funcionalidades que precisamos (com urgência no console). Inicialmente, gostaríamos de agradecer a própria comunidade Meu PS4 que sugeriu muitas das ideias através de comentários, mensagens, e-mails, etc.

Vamos lá!

Alterar a ID da PSN

Pedido clássico e incessantemente sugerido. A possibilidade de alterar o nome na PSN tem sido um dos, se não a sugestão mais requerida, pelos consumidores da Sony. Fato é que alguns jogadores criaram suas contas quando eram mais novos, ou seja, achavam determinados nomes legais que hoje… são um desastre.

Ainda no mesmo tópico: mudança de região! Muitos de nós gostaríamos de migrar livremente a região da conta. Mesmo que haja um custo, o jogador-usuário deveria ter a opção de migração.

É claro que não sabemos do nível de complexidade necessário – em nível de programação – para que as funcionalidades sejam implementadas. Mas não parecem ser um recursos tão difíceis assim né!?

Suporte facilitado

Este é essencial para todos os que buscam soluções sobre problemas encontrados no PlayStation 4. O Meu PS4 possui diversos tutorais de resolução de problemas, como o erro de conexão WS-37397-9, porém, são sugestões testadas e não explicações vindas diretamente da Sony.

Infelizmente, a página de suporte do PS4 é ruim, com informações pouco relevantes. Além de uma total repaginada no layout, equipes responsáveis pelo bom funcionamento do console poderiam realizar um levantamento dos problemas mais citados e apresentar as soluções.

1
Uma organização melhor no website oficial e dentro do próprio videogame.

Remodelagem na PlayStation Store: idiomas, filtros e presentes

Ainda que já tenha evoluído ao longo dos últimos anos, a lojinha do PlayStation precisa contar com mais facilidades, tanto a nível de funções, como usabilidade.

Primeiro, a possibilidade de conferir as opções de idiomas dos jogos. Dublagem e legendas são fatores que pesam no momento da compra. Na verdade, esta função deveria existir há tempos! Um bom exemplo é a Steam.

Outra adição interessante seria “Os presentes”. Pagar por um jogo e entregá-lo a outra conta, ou transferir o dinheiro da própria carteira para outra conta desejada, são sugestões práticas que, com certeza, agradariam a todos.

Por fim, parcelamento. Nem todos nós temos condições de comprar jogos regularmente. Uma ótima facilidade seria um sistema de parcelamentos. Assim como quase toda loja online oferece.

2
Filtros melhores e novidades poderiam ser adicionadas na PlayStation Store.

Estatísticas de jogo: tempo e troféus

Uma adição interessante seria a possibilidade de visualizar o tempo gasto em jogos. Detalhes como comparações entre amigos e, até mesmo, estatísticas mundiais ou locais, poderiam ser incluídas.

Além disso, outro recurso desejado são informações sobre os troféus, principalmente aqueles que requerem determinadas progressos. Por exemplo, jogos com a temática FPS apresentam conquistas relacionados ao uso de armas. Então, nos detalhes dos troféus, seria muito bom revelar quanto (em %) o jogador já percorreu até a conquista.

Sony Rewards e PS Now para o Brasil

Dois recursos que fazem falta para os jogadores brasileiros. A Sony Rewards, possibilitando descontos conquistados por troféus, e o PS Now, a biblioteca de jogos via streaming da plataforma. Como um dos públicos mais presentes na área do videogame, o Brasil merece uma atenção melhor por parte da Sony.

A mudança do sistema aconteceria pelo mesmo processo quando a PlayStation Store Brasil foi instituída.

3
O suporte para o Brasil do PlayStation Now seria interessante.

Desligamento automático

O Modo de Repouso foi uma grande adição, inclusive para os consumidores que deixavam o PS4 ligado a noite toda para realizar downloads. Economia de energia garantida. Porém, uma melhoria neste aspecto seria ainda mais eficaz. A possibilidade do console desligar automaticamente após o término de downloads ou uploads.

4
Melhorias no Modo de Repouso é outra sugestão.

Personalização nos menus

Uma maior variedade de personalização do menu principal, onde ficam os aplicativos. A criação de pastas foi algo que facilitou a organização, porém, capacidades mais abrangentes seriam favoráveis. Como por exemplo, a mudança de layout.

Por enquanto, a visualização do ambiente é possível somente na perspectiva horizontal, mas poderiam existir opções de customização conforme as preferências do usuário, na vertical, diagonal, espalhado…como quiser.

5
Uma sugestão é a customização mais abrangente da tela de início.

E quanto a você: qual recurso você acha que ainda falta no PS4?