Notícias

Celebração dos 35 anos do Código Konami rende playlist inspirada em Gradius

Código foi desenvolvido pelo japonês Kazuhisa Hashimoto e apareceu até em jogos que não foram feitos pela Konami

por Jean Azevedo
Celebração dos 35 anos do Código Konami rende playlist inspirada em Gradius

Para celebrar os 35 anos de existência do Código Konami, este criado pelo desenvolvedor Kazuhisa Hashimoto, a companhia lançou uma playlist lo-fi inspirada em Gradius, o primeiro jogo onde a combinação foi usada. As músicas somam 33 minutos em um vídeo publicado no YouTube, que conta com uma arte onde um jogador segura um joystick enquanto navega pelo espaço.

O “cheat” em questão foi feito em 1986 para desbloquear todo o poder da espaçonave de Gradius. A sequência para ativá-lo era bem simples: cima, cima, baixo, baixo, esquerda, direita, esquerda, direita, B, A e Start. 

O Código Konami foi além de Gradius

O Código Konami ficou tão famoso que chegou a aparecer em outros jogos como Castlevania, Requiem, algumas versões de Contra, na série da Tartarugas Ninjas e não parou por aí. Até em títulos não produzidos pela empresa, a combinação é encontrada, como em Bloodstained: Ritual of the Night e Dead by Daylight.

Hashimoto trabalhou em produções como ISS Pro Evolution, The Goonies e The Legends of the Mystical Ninja. Ele faleceu em fevereiro de 2020 com 61 anos, mas seu legado nos games sempre será lembrado.