Notícias

Gran Turismo celebra 25 anos com mais de 90 milhões de cópias vendidas

Mensagem de Kazunori Yamauchi compartilha o sentimento de produzir uma das maiores franquias do PlayStation

por André Custodio
Gran Turismo celebra 25 anos com mais de 90 milhões de cópias vendidas

Kazunori Yamauchi, CEO da Polyphony Digital, confirmou que a série Gran Turismo ultrapassou a marca de 90 milhões de cópias vendidas. Em postagem no PS Blog, o executivo celebrou o aniversário de 25 anos da franquia compartilhando uma mensagem sobre o feito histórico e sobre o processo criativo.

Yamauchi chegou a atuar como produtor de filmes aos 14 anos e entrou para a Sony pensando em dar continuidade à sua especialidade. Porém, tudo mudou quando foi designado para o departamento do PlayStation, onde trabalhou ao lado de Ken Kutaragi, criador original do console, para dar vida ao conceito.

Aquele lugar não era o que eu esperava, mas olhando para trás agora, você pode dizer que tive muita sorte. Fiquei fascinado pelos gráficos 3D em tempo real que muitos esperavam e criei e apresentei planos para todos os tipos de videogames, não apenas limitados a jogos de corrida, mas RPGs, jogos de aventura, jogos de ação, jogos de quebra-cabeça e muito mais.

Segundo o CEO, Gran Turismo nasceu como um dos primeiros títulos originais da marca, ao assumir uma proposta no estilo Motor Toon Grand Prix, de 1994. A partir desse momento, uma equipe de dois artistas e três engenheiros evoluiu para mais de 200 integrantes, resultando na fundação da Polyphony Digital.

De 1997 até novembro deste ano, a franquia já atingiu mais de 90 milhões de cópias vendidas. Por trás desse marco histórico, há “pessoas da mídia que transmitiram o fascínio do Gran Turismo aos seus leitores”, membros da PlayStation que “venderam GT para nós em todo o mundo com paixão” e o “suporte incrível dos varejistas que interagiram com nossos usuários”.

Estamos aqui hoje por causa de todas as pessoas que nos apoiaram. Acredito que a série Gran Turismo sempre buscou a ‘Beleza’. A beleza dos carros, a beleza das paisagens, a beleza da iluminação, a beleza da condução, a beleza dos sons/músicas e a beleza dos gráficos. A ‘busca da beleza’ é a motivação para a criação do Gran Turismo.

Novos carros chegam a Gran Turismo 7

A atualização mais recente de Gran Turismo 7 trouxe mais novidades de conteúdo ao título. De forma gratuita, os fãs podem aproveitar todo o potencial de novos modelos das marcas Alfa Romeo, Bugatti, Corvette, Ferrari e Toyota Celica, bem como Scapes inéditos no circuito da Noruega. Clique aqui para saber mais.