Especiais

Você sabe porque os jogos são lançados em uma terça-feira?

por Thiago Lima
Você sabe porque os jogos são lançados em uma terça-feira?

Você já notou que os jogos de videogame são lançados, em sua maioria, em uma terça-feira? Não se culpe se nunca tinha reparado na informação, também só percebi há pouco tempo e veio a ideia de uma investigação sobre o assunto.

Mas para alcançar esse objetivo, foi preciso voltar um pouco no tempo e entender um pouco o mercado de videogames, principalmente observar o período menos glorioso desse mercado, que sofria com uma leve queda nas vendas e na atenção das pessoas.

Esse período se refere ao fim da década de 80 início dos anos 90, quando os grandes players do mercado se resumiam, praticamente, à Sega e a Nintendo.

A disputa entra essas duas empresas foi ferrenha e trouxe inúmeros benefícios para o mercado. Alguns especialistas apontam a atuação da Nintendo, por exemplo, nesse período, como a chave da retomada do interesse das pessoas pelos jogos eletrônicos.

Pois a Nintendo trouxe mais tecnologia, acessórios diferenciados e diversos jogos exclusivos que encantaram uma multidão de jogadores sedentos por novidades.

Nesse sentido, a Sega não poderia ignorar a movimentação de sua principal concorrente, precisava inovar de alguma forma para atrair a atenção do público e lutar por um espaço no mercado de games.

Sua principal tentativa foi o lançamento do Mega Drive (Genesis), seu console de 16 bits, antes da rival, que ainda lançaria o Super Nintendo.

E o Mega Drive foi um sucesso instantâneo pelo mundo, acompanhado, em 1991, pelo título Sonic the Hedgehog, mas que também trouxe um enorme desafio: como manter esse sucesso? Será que uma sequência de Sonic conseguiria manter o nível naturalmente?

terça-feira - Sonic 2

Tendo a mesma plataforma, personagens e jogabilidade parecidos, os dirigentes da Sega decidiram que o lançamento da sequência, para ser avassalador contra a concorrência, já empoderada com um novo console, precisava ser um “grande impacto”.

É justamente sobre esse impacto que trata o livro: A Guerra dos Consoles: Sega, Nintendo e a Batalha que Definiu uma Geração – COMPRE AQUI -, baseado em mais de 200 entrevistas exclusivas com funcionários das duas empresas desse período.

terça-feira - a guerra dos consoles

O destaque ficou para a ousadia do marketing da Sega, ao fazer o primeiro lançamento mundial de um jogo de videogame, que até então eram vendidos sem um planejamento, em locais e momentos diferentes, até mesmo dentro de um mesmo país.

Al Nielsen, diretor de marketing da Sega no início dos anos 90, comentou: “sem caminhões ou navios, todos os jogos deverão ser entregues por avião até um dia antes do lançamento.”

Estratégia ousada, mas que dia seria o melhor para se fazer essa logística de lançamento? Nielsen prontamente respondeu: “deve ser um terça-feira, que ficará conhecida como Sonic 2sday (terça-feira em inglês).”

Foi exatamente o que ocorreu. No dia 24 de novembro de 1992, o jogo foi lançado, com intensa campanha sobre o lançamento mundial, criando uma expectativa e acarretando em uma venda recorde do título até aquele momento.

Assim, a decisão de lançar videogames às terças-feiras foi implantada com grande sucesso, já que facilitava a logística de entrega dos produtos e se mostrou uma jogada de marketing bastante efetiva.

E essa estratégia não ficou restrita ao jogos. CDs, DVDs e outras mídias também embarcaram no movimento de lançamentos mundiais e adotaram a terça-feira como dia ideal para inauguração no mercado.

Se há um pouco de superstição, não tem como saber. Mas a política do “time que está ganhando não se mexe” se manteve até hoje e a indústria vem colhendo bons resultados da iniciativa lançada pela Sega.

Receba as novidades do meuPS no email

Nós não enviamos spam :)

Ao clicar em receber novidades você concorda com nossos termos de uso e política de privacidade. Você pode optar por parar de receber os emails a qualquer momento.