Listas

Velocidade e qualidade: 10 jogos rápidos de terminar no PS4

por Thiago Lima
Velocidade e qualidade: 10 jogos rápidos de terminar no PS4

Alguns jogadores gostam de testar suas habilidades e terminar os jogos o mais rápido possível, podendo até receber troféus por essas proezas em velocidade. Outros preferem jogos mais curtos por não terem tanto tempo disponível para “zerarem” os games mais longos. Mas, será que é possível encontrar títulos que podem ser fechados em menos de um dia de jogatina com qualidade?

Claro que sim! Por isso, elaboramos uma lista de 10 jogos para PlayStation 4 que podem ser fechados em poucas horas, para que os mais apressadinhos possam se deliciar com gameplays rápidos e interessantes.

Vale ressaltar, que mesmo os games mais longos, podem ser fechados em pouco tempo, dependendo do estilo do jogador, mas os jogos aqui listados oferecem um boa relação entre velocidade e aproveitamento do gameplay, trazendo um equilíbrio entre tempo de jogo e diversão.

Sem perder tempo, segue a lista (não há um critério para a ordem apresentada):

  • Grow Home

Duração: 4 a 5 horas

Um jogo em animação, produzido pela Ubisoft, com gráficos de qualidade, que conta a história de B.U.D. (sigla em inglês para Androide Utilitário Botânico), que busca a Planta Estelar, para poder salvar seu planeta. A Planta Estelar tem a capacidade de chegar a grandes alturas e B.U.D precisa subir para alcançar terrenos mais altos em sua aventura, mas é preciso ter muito cuidado, uma queda pode ser fatal.

  • Pneuma: Breath of Life

Duração: 2 a 3 horas

Pneuma: Breath of Life é um jogo baseado em puzzles em primeira pessoa, que desafia a mente dos jogadores, com um visual bem diferente, que impacta diretamente no gameplay. O destaque dessa versão para PS4 é a possibilidade de usar o potencial do console, de oitava geração, para incrementar a jogabilidade e o visual do game. O objetivo é fazer os jogadores pensarem como um deus. Uma boa oportunidade de auto-descoberta.

  • Limbo

Duração: 3 a 4 horas

Limbo é um legítimo representante da classe dos sidescrollers. Desenhado em 2D, desafia o jogador com puzzles para que haja evolução no gameplay. A Playdead, produtora do game, chame esse estilo de jogo de “experiência e morte”, pois só é possível a sobrevivência com a solução correta dos desafios. Apresentado em tons de preto e branco, o game passa uma atmosfera de mistério, valorizando muito a questão estética, sendo também classificado como “videogame de arte”.

  • Everybody’s Gone to the Rapture

Duração: 4 a 5 horas

A tradução de “rapture” é arrebatamento. É justamente esse o sentimento que a produtora Chinese Room gostaria de passar aos jogadores. Um gameplay diferenciado, onde o usuário passa a ser um espectador dos acontecimentos, em um período não muito claro, mas com toques de pós-apocalíptico, onde quase tudo está abandonado, indicando que há pouco tempo as pessoas simplesmente sumiram dali. O objetivo é interagir com os objetos do local e descobrir as histórias por trás de sua existência e localização. O game é uma experiência exclusiva do PS4.

  • Journey

Duração: 2 a 3 horas

Produzido pela Thatgamecompany, Journey é um aclamado game de visual exuberante, que oferece uma experiência diferenciada para os jogadores durante o gameplay. O gamer controla uma figura encapuzada, que vaga por um vasto deserto. Durante o jogo podemos encontrar outros jogadores, mas a comunicação não é possível por palavras, apenas por notas musicais. O objetivo é criar um elo sentimental com estranhos, desenvolvendo um companheirismo nas descobertas da jornada. Mais um exclusivo do PS4.

  • Firewatch

Duração: 5 a 6 horas

Mais um game da lista que nos faz lembrar de obras de arte. Desenvolvido pela Campo Santo, o game nos leva as reservas florestais, onde precisamos vencer os obstáculos com a melhor estratégia possível. A atmosfera do game é contornada de mistérios, onde Henry procura defender a natureza e a vida selvagem da região. Até que um dia, do alto de sua torre, avista algo de estranho, se jogando em uma aventura rumo ao desconhecido, Henry desafia tudo o que tinha como verdade.

  • Transistor

Duração: 5 a 6 horas

A Supergiant Games, criadora de Bastion, lançou Transistor com o objetivo de criar um RPG simples, mas com visual sofisticado, onde o jogador pudesse ter uma experiência viva de combate e um enredo estimulante. Sem dúvida, seu objetivo foi alcançado. Ambientado em uma cidade futurista, de perspectiva tridimensional, junta o destino de Red, uma talentosa cantora, com o de Transistor, uma espada capaz de absorver a personalidade de seu dono, motivo pelo qual a espada consegue falar. Muitos combates e ação durante a aventura tornam o gameplay bastante dinâmico, oferecendo alternativas para um bom RPG.

  • Brothers: A Tale of Two Sons

Duração: 2 a 3 horas

Uma aventura de dois irmãos sempre é um bom tema para um jogo (A Naughty Dog sabe disso). E esse é o enredo de Brother: A Tale of Two Sons, uma aventura ambientada em um mundo que parece ter saído direto de um conto de fadas, mas com maturidade suficiente para ser um gameplay diferenciado e de boa complexidade. É basicamente um puzzle que oferece desafios para que os dois irmãos, controlados simultaneamente, passam ultrapassar os obstáculos dispostos em seu caminho. O destaque é a qualidade visual do game.

  • Thomas Was Alone

Duração: 3 a 4 horas

A Curve Studios define seu game como um jogo de “retângulos e amizade”. Com gráficos minimalistas, Thomas Was Alone foi um dos jogos independentes de maior sucesso de sua geração, sendo trazido para PS4 como uma homenagem ao sucesso e apoio do fãs. A narrativa do game é o seu destaque, pois é um jogo contado de forma única, com um gameplay desenvolvido de forma a engajar o jogador na aventura proposta.

  • Gone Home

Duração: 2 a 3 horas

Representante do estilo point-and-click, Gone Home foca seu enredo na exploração e na descoberta de mistérios. Os mistérios são formados por pequenos detalhes encontrados durante o gameplay, mas que não minimiza a experiência do usuário. O game propõe um diálogo diferente sobre problemas do cotidiano, que afetam a todos, como a falta de tempo para a família e o medo de decepcionar as pessoas queridas. O objetivo é descobrir a história do game, desvendando os mistérios e liberando novos trechos da história.

E aí? Alguma sugestão para a nossa lista? Jogos rápidos significam jogos fáceis de platinar? Deixe sua opinião nos comentários e divirta-se.