Tudo sobre eFootball, o novo PES free-to-play da Konami
Gratuito, com crossplay, outra engine, equipes brasileiras e uma nova identidade
PES agora é eFootball, mas a mudança no nome é a menor das adotadas pela Konami. Agora em formato totalmente digital, a franquia passa a ser um título gratuito, com crossplay entre todas as plataformas e com uma renovação no estilo gráfico.
A novidade foi revelada na madrugada desta quarta-feira (21). No vídeo, grandes nomes do esporte como Iniesta, Messi, Piqué e Neymar aparecem como “ajudantes” no desenvolvimento das inovações. Confira o trailer abaixo:
Após ter anunciado somente um upgrade nos elencos na despedida do formato atual em PES 2021, a pausa permitiu aos desenvolvedores o tempo necessário para produzir o modelo atual do jogo para os fãs do futebol. Em entrevista ao portal IGN, Seitaro Kimura, o produtor do game, disse o seguinte:
Nós começamos a planejar isso a aproximadamente dois anos para coincidir com a transição de geração e as mudanças no ambiente do mercado. Eu acredito que já provamos o sucesso dessa estrutura no mobile.
Aplicando o mesmo modelo em todas as plataformas, esperamos que mais fãs do futebol consigam jogar o título nos consoles também.
Apesar de ter parecido um pouco controverso, Kimura disse não estar favorecendo os smartphones e outros dispositivos e ainda tem nos consoles o principal alvo no desenvolvimento. Mas com as demais plataformas, como fica a questão gráfica do eFootball?
A Konami “tratou a qualidade visual do jogo de acordo com o hardware”, em resumo, esse foi o motivo da escolha do novo motor base do jogo: A Unreal Engine.
A agilidade no desenvolvimento da Unreal Engine é uma das mais rápidas em comparação ao restante, e sua “escalabilidade” inclui tanto dispositivos com alto rendimento quanto os menos potentes; perfeito para mobile e consoles da nova geração.
eFootball tem mudanças na jogabilidade
Os fãs mais antigos da franquia sentirão uma pegada bem diferente ao entrarem em contato com a nova produção. A FOX Engine, depois de muito tempo, não estabelece mais as físicas do game e as mudanças no eFootbal serão várias.
A Konami não divulgou quais serão, mas os controles passaram por alterações devido às mecânicas aplicadas pela Unreal Engine.
O controle de bola é novo este ano e aproveitará os gatilhos [R2/L2] e o analógico para um melhor controle da força aplicada no toque e desbloquear passes instantaneamente mais fortes.
Já que os dribles, naturalmente, são aplicados contra os zagueiros, adicionamos alguns elementos nos controles dos defensores, como o “um contra um” e “defesa física”. Foi uma grande decisão a mudança nos controles já usuais para os jogadores, mas isso deixou a disputa de bola bem mais realista e em concordância com as intenções do usuário.
E falando sobre a jogabilidade, a obrigatoriedade de se usar um gadget/controle no mobile promete deixar as coisas bem interessantes. Afinal de contas, os controles nos smartphones são bem diferentes do usual praticado nos consoles.
eFootbal é feito para competir
Kimura destaca outro fator importantíssimo para quem curte uma jogatina online. eFootball apresenta a sua melhor versão se aproveitado em confrontos com outros jogadores, o gameplay contra o computador não transmitirá por completo as inovações do título:
Estamos produzindo um jogo para as pessoas se divertirem jogando contra outros. É bem mais emocionante em comparação com o gameplay da IA do jogo. Acreditamos que o 1 vs. 1 no ataque e na defesa é a mais importante inovação do eFootball.
Novidades serão aplicadas aos poucos
A chegada das inovações no eFootball serão feitas aos poucos. Inicialmente, as partidas locais contarão somente com as seguintes equipes:
- Barcelona (ESP)
- Bayern de Munique (ALE)
- Juventus (ITA)
- Manchester United (ING)
- Arsenal (ING)
- Corinthians (BRA)
- Flamengo (BRA)
- São Paulo (BRA)
- River Plate (ARG)
As partidas entre os consoles da mesma família já estarão habilitadas, ou seja, os jogadores de PlayStation 5 poderão interagir com os de PlayStation 4 logo no lançamento, o mesmo vale para o Xbox.
Em seguida, as disputas entre as demais plataformas serão habilitadas para consoles e PC. Outros três novos modos serão desbloqueados e as Ligas Online terão início. Para finalizar, os torneios oficiais chegam no último update programado no mapa de lançamento do eFootball e completam o crossplay com os dispositivos mobile.
100% atualizado?
Os arquivos de customização funcionarão normalmente, assim como nas outras edições do PES. O eFootball ainda permitirá a inclusão de faces, escudos, jogadores e demais packs no Option File.
Nem tudo será gratuito
eFootball contará com microtransações e isso fica claro no calendário de lançamento divulgado pela Konami. O modo myClub apresentará opções para investir dinheiro real no game, mas não comprometerá a experiência competitiva do título.
Ainda não está claro se outros modos de jogo como Rumo ao Estrelato ou a famosa Master Liga virão gratuitamente ou serão comercializadas a parte.
Lançamento?
Ainda não há data de lançamento. Novidades sobre isso serão compartilhadas em agosto, provavelmente durante a Gamescom 2021.