Guias

[Guia] Tornando-se um às em Wipeout: Omega Collection

Saiba como se superar e ser o melhor neste jogo.

por Hugo Bastos
[Guia] Tornando-se um às em Wipeout: Omega Collection

Desafios são um chamariz a todos aqueles que gostam de superar seus limites. Para jogadores, tais desafios jazem, ainda, naqueles jogos que demandam uma certa capacidade técnica, ou que eleva o nível de sua dificuldade a padrões complicados de acompanhar. Este é o caso de Wipeout: Omega Collection.

O título, já disponível da PlayStation Store, não era conhecido por ser um dos mais fáceis de dominar na era PS3/PSVita. Agora, com a adição de novos desafios, e aqueles que já existiam tornados mais difíceis, alcançou-se um novo marco. Mas mesmo que você, jogador, pense não ser capaz de dominar esta fera, estamos aqui para prova-lo errado.

Este artigo tem como objetivo fornecer dicas e truques. Ensinar manobras e mostrar como e quando fazer determinada ação. Com o tempo, você estará progredindo sem perceber, e estará pronto para dominar as classes mais altas, competir de igual para igual no modo online, ou ainda apenas conquistar este prestigiado troféu de platina.

Ligue os motores, piloto. Sua aula começa agora.

Aquecendo os motores…

Para os iniciantes em Wipeout: Omega Collection, um aviso: este não será um jogo fácil, ou mesmo rápido, se seus objetivos são conquistar tudo o que ele tem a oferecer. Alguns dos desafios beiram o absurdo. No entanto, com prática e treinamento, não existe obstáculo entre você e o que deseja deste título.

Então, vamos começar.

  • Configuração dos controles

A configuração padrão dos botões não é boa. Os freios aéreos (chamaremo-los de reversos) nos gatilhos atrapalham, pois é necessário agilidade nos comandos. E aquele 0.3 segundos de demora entre um apertar de botão e outro realmente faz a diferença. A configuração recomendada segue abaixo:

  1. [R1] e [L1] – Reversos
  2. [R2] Olhar para trás
  3. [L2] Reiniciar volta (speed lap/volta de velocidade)
  4. [X] Acelerador

Esta configuração permite uma maior precisão no uso dos reversos, especialmente em curvas mais fechadas e pistas mais sinuosas. Além desta, para a configuração dos controles, para maior precisão, é deixar a sensividade dos reversos em 100%. Você verá uma diferença gritante nas corridas.

  • Conheça seus limites

Wipeout: Omega Collection é sobre limites, e como ultrapassa-los. Então, especialmente se você é novo no jogo, pode não ser uma boa ideia já iniciar nas dificuldades mais elevadas, ou ir direto ao modo online. Isso pode levar a uma aniquilação rápida e total, e leva-lo a desistir mais facilmente do jogo.

Então, é uma boa ideia começar de baixo. Busque os objetivos para o Passe (2048), e comece nas dificuldades mais baixas (HD/Fury). Vá se acostumando com o comportamento das naves e, gradualmente, caminhe para classes mais rápidas e corridas mais difíceis. Esta é a chave do sucesso.

  • Conheça os traçados das pistas

As corridas de Wipeout: Omega Collection geralmente são ganhas ainda no grid de largada. Saber onde está correndo faz a diferença. Então, conheça o traçado. Saiba onde ficam as curvas mais sinuosas, onde existem rampas para realizar barrel rolls (esquerda-direita-esquerda no direcional enquanto estiver no ar), as melhores retas para usar turbos, etc.

Se perceber que determinada pista está muito complicada, uma boa saída é ir ao Racebox, e praticar “voltas de velocidade” na pista em questão, para ter uma noção do que está enfrentando. E então, voltar às provas.

  • A Assistência ao Piloto

A Assistência ao Piloto (no meu Opções/Controles) o ajudará a conhecer um pouco do jogo sem tantas frustrações. Ela impede que você bata nas paredes ou saia das pistas. Mas ela só tem este propósito: ajuda-lo a conhecer um pouco do jogo.

Em classes mais rápidas, ou para objetivos mais complicados, ela mais que atrapalha, atrasando sobremaneira o jogador nas voltas. Então, por mais complicado que seja no início, a melhor opção é deixa-lo desligado, e se acostumar com o uso dos reversos.

Técnicas de Corrida

Esta seção contém dicas acerca das manobras que você pode adotar, ao enfrentar oponentes da IA, ou correr online.

  • Curvas

Use SEMPRE o direcional analógico E os reversos nas curvas. Uma pressão mais leve para curvas abertas e mais pesada para as fechadas. Apenas tome cuidado para não aciona-lo demais e colidir com a parede. Se estiver sentindo dificuldades em dominar esta técnica (essencial), você pode mudar a sensividade no menu “Opções”.

E lembre-se: tudo em Wipeout: Omega Collection é uma questão de prática.

  • Sideshifting (ou Deslocamento Lateral)

O sideshift é uma das técnicas mais importantes e úteis do jogo. Especialmente em classes mais altas. Ele é executado ao acionar o reverso duas vezes em rápida sequência (apertar R1/L1 duas vezes, rapidamente). Ao entrar em curvas, ele permite estar em uma posição muito mais vantajosa, ao sair delas.

Além de evitar colisões de última hora, ao dominar esta técnica, o jogador pode diminuir seu tempo, por curva, em até 0.5 segundos. O que parece pouco, mas em uma pista de 5 voltas no modo HD/Fury, por exemplo, são 2.5 segundos por volta, ou:

  1. Classe Venom: 7.5 segundos por corrida;
  2. Classe Flash: 10 segundos por corrida;
  3. Classe Rapier: 10 segundos por corrida;
  4. Classe Fantasma: 12.5 segundos por corrida.

Se você conferir as tabelas de líderes online, vai ver que a diferença entre seu tempo e o dos líderes chega a minutos, não segundos. Isso, porque eles dominaram o sideshift com perfeição.

  • Barrel Rolls

Outra técnica extremamente importante (especialmente correndo em classes/objetivos mais difíceis). Para executar um barrel roll, rapidamente faça esquerda-direita-esquerda (ou vice-versa) no direcional enquanto sua nave estiver no ar.

Se fizer corretamente, a nave ganhará um impulso ao cair no chão. Tenha em mente que um barrel roll custa energia da nave, e que é necessário algum espaço para que a nave gire. Barrel rolls mal executados custam energia, mas não recompensam com o impulso de velocidade.

Esta técnica pode, ainda, ser usada em qualquer pista que tenha alguma elevação. Se você tiver um turbo disponível, puxe o direcional para trás (levantando o nariz da nave), e aperte turbo. A nave sairá do chão, e você terá espaço para fazer um barrel roll, ganhando dois impulsos ao custo de um só. Veja o exemplo do vídeo abaixo.

Perceba que são quase dois segundos de diferença entre as voltas. Está técnica, combinada com o sideshift, prova ser crucial para o sucesso.

  • Empinar/abaixar o nariz da nave

Empinar ou abaixar o nariz pode parecer irrisório. Mas a diferença em dominar esta técnica, no final, irá se fazer sentir de forma gritante. Tenha em mente, contudo, que estas técnicas são para jogadores mais avançados, que já entenderam as mecânicas do jogo, e fazem uso frequente delas.

Empinar o nariz é excelente para conseguir um impulso extra, especialmente nas provas de volta de velocidade. Assim que for atravessar a linha de chegada, puxe o nariz da nave para cima, e use o turbo. Você terá altitude suficiente para executar um barrel roll, se fizer corretamente. Isso lhe permitirá iniciar uma volta muito mais rápido.

Esta técnica é muito útil, como já dito, para criar atalhos nas pistas, e conseguir barrel rolls em elevações. E alguns troféus só poderão ser ganhos (Vença Zico, estamos falando de você) executando barrel rolls que, por sua vez, podem ser feitos empinando o nariz da nave em elevações.

Já abaixar o nariz serve para retornar à pista mais rapidamente, após um salto ou queda. Quanto mais tempo no ar, mais lento estará quando voltar ao chão. E esta é a diferença entre a vitória e a derrota.

Além disso, algumas pistas possuem irregularidades constantes, que atrasam sobremaneira a nave ao navegar por elas. Manter o nariz abaixado permite manter a nave mais estável, e perder menos tempo.

Seja Estratégico

Um conceito lógico para jogadores veteranos, mas que pode soar estranho aos novatos. Wipeout: Omega Collection não é apenas um jogo de corrida simples. Usar de estratégia é necessário para sobreviver. Cada corrida é diferente, então pensar estrategicamente é a chave para a vitória.

  • Armas

Usar as armas que coleta, assim que as pegar, pode não ser uma boa ideia.

Pense: posso segurar um míssil até te-lo travado no oponente, em uma curva, para faze-lo bater? Posso guardar os foguetes para uma reta, onde posso mirar com mais segurança? Posso colocar essa bomba assim que passar de um painel de impulso, ou em uma curva fechada? Posso usar o turbo em uma seção que tenha uma elevação para um impulso?

Pensar estrategicamente é a chave para o sucesso. Uma dica importante é a arma Tremor (Quake Disruptor). Ela ativa uma onda de choque no chão, que percorre boa parte da pista. Apesar de ser uma arma ótima, ela é inútil em uma corrida onde você está ganhando. Então, guarda-la pode não ser uma boa opção.

A não ser que esteja jogando Eliminador. Aqui, contam-se pontos por abates/acertos, não por liderança. Então, o mais recomendado é estar em uma posição em que todos os pilotos estejam na frente/atrás de você, e disparar o Tremor (assumindo que você dê meia-volta se estiver na frente). Sua pontuação vai às alturas, e de quebra, ainda destrói oponentes.

  • Atalhos

As pistas do jogo possuem um desenho que permite a utilização de atalhos, seja porque eles existem, ou pela utilização de técnicas para cortar certas seções. A sua utilização é vital para a conquista de certos objetivos.

Todas as pistas da campanha 2048 possuem seções de atalhos. Estas são mais difíceis de navegar, então irão requerer um maior treinamento para sua utilização. Mas recompensam os jogadores com muitos segundos e várias posições no final da corrida. Veja como utilizar atalhos faz a diferença, com o exemplo da pista Empire Climb.

Já as pistas das campanhas HD/Fury são mais truncadas, necessitando de estratégias mais avançadas.

Dois são os exemplos. Em Chenghou Project (reverso), após as primeiras curvas, a nave vai subir por uma parte roxa da pista (magstrip). Assim que sair, puxe o nariz da nave para cima (direcional para baixo), e aperte turbo. Aproveite e faça um Barrel Roll. Se fizer corretamente, um bom pedaço da pista vai ser deixado para trás, e segundos preciosos serão ganhos.

Outro exemplo (bem mais fácil de executar) é na pista Übermall (normal). Logo no início, levante o nariz da nave, pegue o painel de impulso da direita e, assim que passar por ele, faça um sideshift para fora da pista. Feito corretamente permitirá cortar uma boa parte do início dela.

Nota do autor – o vídeo acima serve para exemplificar o uso do atalho na pista. Ignorem as “navalhadas” na direção.

  • Recuperação

Nas provas de eliminação, e em classes e dificuldades mais altas, a IA tende a atirar em sua nave. Muito. Mesmo. Por vezes, é impossível impedir o impacto direto das armas. Mas existem duas maneiras de mitigar seus efeitos.

Primeiro, é o famoso sideshift. Ao ser atingido, faça para a direita ou esquerda. Isso dá um “tranco” na nave, e permite continuar a corrida sem muitos problemas. Segundo, é o uso do piloto automático. Seu uso permite ignorar completamente os efeitos das armas na sua nave (exceto, claro, pela perda de energia).

Pronto para Seguir Adiante

Quando sentir que já domina uma determinada dificuldade ou classe de velocidade, é hora de seguir adiante. No entanto, tenha em mente que muita coisa muda em uma nova classe de velocidade. Isso quer dizer que a IA fica mais rápida, e a abordagem das pistas deve ser substancialmente reavaliada.

Jogar as pistas na nova classe de dificuldade, em Racebox, ajuda bastante a se acostumar com as novas pormenoridades que deverá encarar. Jogar o modo Zona também é uma ótima opção. Como a velocidade é crescente e constante, partindo da menor para a maior classe, você se acostumará muito melhor.

Tente, ainda, combinar as diversas técnicas aqui mostradas. Use e abuse de barrel Rolls e sideshifts, pegue atalhos e corte caminhos, tanto quanto puder. Seu tempo irá melhorar na casa de dezenas de segundos.

E não se preocupe. Classes acima da A+ (2048) ou Fantasma (HD/Fury) não existem em corridas normais. Mas jogar em velocidades superiores a estas mostrarão como ficará mais fácil abordar as provas em velocidades menores.

Abaixo, seguem dois canais do Youtube, com vídeos explicativos acerca das corridas e técnicas mais avançadas para se conquistar o menor tempo possível.

  • HellfireWZ – Um jogador experiente de Wipeout, que se dedicou a criar tutoriais para as inúmeras pistas dos jogos, e dar dicas de como se sair da melhor maneira possível;
  • Xenocide2097 – O canal Yeldar2097, um dos melhores – se não o melhor – jogador de Wipeout da Terra. Muitas técnicas avançadas e segredos que você pode utilizar estão descritos em seus vídeos.

E lembre-se sempre: a prática leva a perfeição. Não desista apenas porque Wipeout: Omega Collection parece impossível. Com prática e perseverança, como tudo na vida, você conseguirá transpor os desafios.

Quer saber a nossa opinião sobre jogo? Então acesse:

CREDITOS: Este artigo foi desenvolvido em parceria com usuário do PlayStation Trophies Dark_Phantom_89, e sua reprodução é realizada com o consentimento do autor. Todos os direitos reservados.