Listas

The Game Awards 2023: jogos que ficaram de fora da lista do GOTY

Ano de destaque na história dos games bem que poderia contemplar mais nomeados ao GOTY

por André Custodio
The Game Awards 2023: jogos que ficaram de fora da lista do GOTY

A indicação dos candidatos ao Jogo do Ano no The Game Awards surgiu sem grandes novidades. Porém, um ano repleto de grandes lançamentos não poderia incluir todos os projetos de peso, e alguns títulos acabaram excluídos do lista, mesmo tendo potencial para estar lá.

Pensando nisso, preparamos uma seleção de games que ficaram de fora da premiação máxima. Confira abaixo alguns jogos populares que chegaram neste ano e atraíram incontáveis jogadores para aventuras de nova geração únicas.

Jogos que ficaram de fora do GOTY no The Game Awards

Street Fighter 6

street fighter 6
Fonte: Capcom

Lançado em junho deste ano, Street Fighter 6 agradou bastante críticos e a comunidade. Além de inserir personagens inéditos, o game trouxe melhorias na acessibilidade e um modo inédito inspirado em RPGs. O título da Capcom também está concorrendo ao Jogo de Luta do Ano no The Game Awards.

Cocoon

Cocoon
Fonte: Annapurna Interactive

Dos mesmos criadores de Limbo e Inside, Cocoon apareceu nas principais categorias de jogos indie no The Game Awards. Apesar de ser conduzido pela narrativa, o título se destaca pelas mecânicas incorporadas à história, onde os jogadores devem resolver quebra-cabeças ao redor de planetas.

Dead Space

Dead Space
Fonte: EA Motive

Remake de um dos grandes jogos de terror já feitos, Dead Space eleva o nível de horror ao transportar Isaac Clarke para uma Ishimura tenebrosa. O game chega à nova geração de consoles com um sistema de áudio imersivo, melhorias no combate e elementos inéditos de progressão.

Hi-Fi Rush

Hi-Fi Rush
Fonte: Tango Gameworks

Criado pela Tango Gameworks, de Shinji Mikami, Hi-Fi Rush é uma aventura rítmica de hack ‘n’ slash que chegou como um fenômeno ao Xbox. Day One no Game Pass, o título foi uma aposta certeira e atrair milhões de jogadores para uma jornada com elementos visuais animados.

Armored Core VI: Fires of Rubicon

armored core vi: fires of rubicon
Fonte: FromSoftware

O retorno da franquia de mechas da FromSoftware aconteceu em grande estilo. Armored Core VI: Fires of Rubicon, que também foi mencionado no The Game Awards, ficou de fora do GOTY, mas não deve ser ignorado por quem curte desafios moderados e ação explosiva com máquinas.

Octopath Traveler 2

Octopath Traveler PS5
Fonte: Square Enix

Octopath Traveler 2 leva o sistema de RPG tático a outros patamares. Com melhorias visuais e de performance nos consoles mais recentes, o título traz recursos inéditos, como ciclo de dia e noite e novas maneiras de explorar mapas — tudo com grande foco narrativo e em uma jornada cheia de reviravoltas.

Hogwarts Legacy

hogwarts legacy
Fonte: WB Games

Recriação popular do universo mágico de Harry Potter, Hogwarts Legacy conta uma história ocorrida muitos anos antes do nascimento do Menino Que Sobreviveu. Além de trazer a escola de Hogwarts em um formato imersivo, o título incorporou elementos interessantes de combate e exploração.

Remnant 2

1
Fonte: Gunfire Games

Desenvolvido na Unreal Engine 5, Remnant 2 foi indicado no The Game Awards, mas não para fazer frente com os candidatos ao GOTY. A aventura da Gunfire Games chama a atenção pelo gameplay de impacto, com muitas opções de personalização e um mundo em constante mudança.

Final Fantasy XVI

final fantasy xvi
(Fonte: Square Enix)

Lançado em junho para PS5, Final Fantasy XVI se destacou pelos visuais de última geração e pelo combate fluido em tempo real. Além disso, sua história sombria trouxe mais implicações para a série da Square Enix, focando nos Eikons e em temas como guerra e sucessão.

Sea of Stars

sea of stars
Fonte: Sabotage Studios

Carta de amor aos fãs dos clássicos RPGs por turno, Sea of Stars é um dos destaques indies do The Game Awards 2023. A aventura carismática e emocionante traz dezenas de horas de gameplay, com mundos mágicos e coloridos e um sistema de progressão bastante personalizável.

Diablo IV

diablo iv
Fonte: Blizzard

Grande aposta da Blizzard para 2023, Diablo IV foi lançado como o maior da franquia em relação aos conteúdos. O game se destacou pela sua narrativa aprofundada e pelo multiplayer, bem como pelos eventos em tempo real e pelo Santuário repleto de atividades.

Starfield

starfield
Fonte: Bethesda

Exclusivo de Xbox nos consoles, Starfield foi uma verdadeira febre em seu lançamento. Liberado em Day One no Game Pass, o RPG de exploração espacial atingiu mais de 10 milhões de jogadores em poucos dias, levando o público a um universo em crescimento e dominado por combates e interações.

Pikmin 4

Pikmin 4
Fonte: Nintendo

Indicado em duas categorias no The Game Awards, Pikmin 4 é um divertido game de estratégia disponível exclusivamente para Nintendo Switch. O título traz elementos de jogabilidade para toda a família e apresenta um mundo de curiosas criaturas que embarcam em uma odisseia única.

Star Wars JEDI: Survivor

Star Wars JEDI: Survivor
Fonte: Respawn

Sequência de Fallen Order, Star Wars JEDI: Survivor introduz uma versão madura de Cal Kestis. Em um mundo onde os Jedi passaram a ser vistos como ameaças, o herdeiro da Força deve enfrentar antigos adversários — agora com mais aliados e poder.

Lies of P

lies of p
Fonte: Neowiz

Uma das surpresas de 2023, Lies of P é uma IP da Round 8 Studio que já apareceu na premiação máxima como indicado ao Melhor RPG do Ano. Inspirado em soulslike, o título apresenta um único mundo baseado na história do Pinóquio, contendo um rico sistema de personalização e chefes épicos.

Qual desses jogos você gostaria de ver concorrendo ao GOTY no The Game Awards? Comente!