10 coisas que descobri jogando Tides of Annihilation
Descobrimos como cavaleiros, combate, exploração e lendas arturianas dão identidade a Tides of Annihilation
MeuPlayStation | Tudo sobre PlayStation
Equilibrando bons e maus momentos, franquia de terror psicológico é uma das maiores já produzidas na indústria
Desde o final da década de 1990, Silent Hill vem conquistando milhões de fãs ao redor do mundo e se consolida como um dos pais do survival horror moderno. Apesar do hiato de mais de 10 anos sem novos lançamentos — até enfim a Konami anunciar o remake do segundo jogo —, a série está no coração dos fãs.
Mesmo com o sucesso, a franquia passou por altos e baixos. Enquanto alguns títulos apresentavam um foco na cidade fantasma e nas histórias desenvolvidas por ela, outros fugiam dessa área comum e buscavam expandir o horror para além da própria mitologia. Felizmente, a saga continua com um saldo positivo e é mais lembrada por seus acertos.
Pensando nisso e na cronologia de Silent Hill, separamos uma lista com o ranking definitivo da franquia, do pior para o melhor título já lançado. Para isso foram coletadas as notas da crítica disponibilizadas pelo Metacritic (em relação às plataformas PlayStation). Confira abaixo:

Título pior avaliado da série, Book of Memories é uma controversa estreia do PS Vita baseada em mecânicas de dungeon crawler e multiplayer. O game fugiu completamente da proposta de todos os outros projetos e se destacou pela ousadia, trazendo uma experiência de hordas, exploração e interface isométrica.

Tecnicamente criticado por falhas de performance, Downpour é o jogo mais expandido da série e oferece um mundo livre para exploração, bem como quests secundárias e outras atividades. Mesmo resgatando os elementos clássicos de ação em terceira pessoa, o game do PS3 não escapou de alguns fãs mais fervorosos, que salvaram apenas a história e os visuais.

Exclusivo do ocidente, Homecoming (PS3) é considerado um dos mais assustadores e se passa em uma macabra cidade onde criaturas bizarras emergem da escuridão. Neste jogo, os pontos mais elogiados foram a atmosfera perturbadora e a direção de arte, enquanto as questões negativas citaram o apelo para jumpscares e os visuais datados.

Envolvido com críticas mistas, The Room (PS2) é o game da franquia que mais saiu da caixa. Sua história ocorre em um complexo de apartamentos e é baseada na passagem por portais, onde nenhum local aparenta ser seguro. Em relação aos anteriores, o título apresentou um salto gráfico considerável e buscou referências em clássicos elementos de assombração.

Lançado para PS2 e PSP, Shattered Memories apresentou suas limitações, mas trouxe uma história de drama psicológico respeitável. Enquanto procura sua filha, Harry Mason se vê em um verdadeiro delírio e deve fugir de um mundo em constante mudança, utilizando apenas seus instintos, uma lanterna e recursos limitados.

Previsível e muito curto, Origins é um derivado da série canônica que conta a história de um caminhoneiro preso na cidade fantasma. O título renovou a fórmula da franquia em relação aos aspectos técnicos e implementou um sistema de câmeras para ampliar o terror. Além disso, ele inclui novos monstros, elementos de combate e algumas referências.
Aqui vale a ressalva: sua versão de PSP é a mais bem avaliada no Metacritic, com 78 pontos de média. Enquanto isso, a de PS2 atingiu pontuação de apenas 70.

O terceiro game da franquia é um dos mais elogiados e tem como destaque a arte incômoda e o carisma da protagonista Heather. Após entrar em um parque de diversões distorcido da realidade, seus pesadelos surgem em sequência e levam a jovem garota para uma cidade abandonada. Quebra-cabeças, atrocidades e cenas perturbadoras prometem assombrar a mente dos mais fracos.

Não há como falar de Silent Hill sem citar sua origem. O primeiro game acerta em praticamente toda sua proposta e introduz uma cidade fantasma como reflexo de traumas e medos. Apesar de estar mecanicamente datado para os modelos atuais, o título apresenta um terror psicológico digno de cinema e é cercado de mistérios que se revelam profundos a cada passo.

O favorito do público, Silent Hill 2 é um aclamado best-seller lançado com exclusividade para o PS2 — e posteriormente na HD Collection. Sua história circula em torno de James, que repentinamente recebe uma carta de sua esposa falecida mencionando a existência da cidade enevoada. Reviravoltas, sustos, tensão e aspectos gráficos primorosos são apenas alguns dos destaques desta obra repleta de atrativos.
Qual seu game favorito da franquia? E qual você menos gosta? Comente! E não deixe de acompanhar o MeuPS em nosso perfil oficial no TikTok!
Fonte: Metacritic
Mais em Listas
Descobrimos como cavaleiros, combate, exploração e lendas arturianas dão identidade a Tides of Annihilation
Wolverine, GTA VI, Phantom Blade Zero e mais lançamentos ainda em 2026
Top 10 do Metacritic traz vários empates, com muitos games formando a lista
FC 26, eFootball e mais: em clima de Copa, Sony lista títulos de futebol na PS Store
Persona 6, Spyro: A Real Beyond... muitos games foram anunciados para PS5 neste domingo (07)
Vários detalhes sobre o novo título da Santa Monica foram revelados
State of Play, Xbox Showcase, Summer Game Fest... junho está logo ali
Títulos promissores que você pode ter deixado passar
De aventuras relaxantes até RPGs caóticos, selecionamos jogos divertidos e com platinas acessíveis para você fechar antes do domingo acabar
007, Batman... tem muitas novidades vindo por aí