Listas

Silent Hill: do pior ao melhor, segundo as notas do Metacritic

Equilibrando bons e maus momentos, franquia de terror psicológico é uma das maiores já produzidas na indústria

por André Custodio
Silent Hill: do pior ao melhor, segundo as notas do Metacritic

Desde o final da década de 1990, Silent Hill vem conquistando milhões de fãs ao redor do mundo e se consolida como um dos pais do survival horror moderno. Apesar do hiato de mais de 10 anos sem novos lançamentos — até enfim a Konami anunciar o remake do segundo jogo —, a série está no coração dos fãs.

Mesmo com o sucesso, a franquia passou por altos e baixos. Enquanto alguns títulos apresentavam um foco na cidade fantasma e nas histórias desenvolvidas por ela, outros fugiam dessa área comum e buscavam expandir o horror para além da própria mitologia. Felizmente, a saga continua com um saldo positivo e é mais lembrada por seus acertos.

Pensando nisso e na cronologia de Silent Hill, separamos uma lista com o ranking definitivo da franquia, do pior para o melhor título já lançado. Para isso foram coletadas as notas da crítica disponibilizadas pelo Metacritic (em relação às plataformas PlayStation). Confira abaixo:

Os nove jogos, do pior ao melhor

9. Silent Hill: Book of Memories — 58

gameplay de Silent Hill: Book of Memories
Fonte: Konami

Título pior avaliado da série, Book of Memories é uma controversa estreia do PS Vita baseada em mecânicas de dungeon crawler e multiplayer. O game fugiu completamente da proposta de todos os outros projetos e se destacou pela ousadia, trazendo uma experiência de hordas, exploração e interface isométrica.

8. Silent Hill: Downpour — 64

gameplay de Silent Hill: Downpour
Fonte: Konami

Tecnicamente criticado por falhas de performance, Downpour é o jogo mais expandido da série e oferece um mundo livre para exploração, bem como quests secundárias e outras atividades. Mesmo resgatando os elementos clássicos de ação em terceira pessoa, o game do PS3 não escapou de alguns fãs mais fervorosos, que salvaram apenas a história e os visuais.

7. Silent Hill: Homecoming — 71

gameplay de Silent Hill: Homecoming
Fonte: Konami

Exclusivo do ocidente, Homecoming (PS3) é considerado um dos mais assustadores e se passa em uma macabra cidade onde criaturas bizarras emergem da escuridão. Neste jogo, os pontos mais elogiados foram a atmosfera perturbadora e a direção de arte, enquanto as questões negativas citaram o apelo para jumpscares e os visuais datados.

6. Silent Hill 4: The Room — 76

gameplay de Silent Hill 4: The Room
Fonte: Konami

Envolvido com críticas mistas, The Room (PS2) é o game da franquia que mais saiu da caixa. Sua história ocorre em um complexo de apartamentos e é baseada na passagem por portais, onde nenhum local aparenta ser seguro. Em relação aos anteriores, o título apresentou um salto gráfico considerável e buscou referências em clássicos elementos de assombração.

5. Silent Hill: Shattered Memories — 77

gameplay de silent hill shattered memories
Fonte: Konami

Lançado para PS2 e PSP, Shattered Memories apresentou suas limitações, mas trouxe uma história de drama psicológico respeitável. Enquanto procura sua filha, Harry Mason se vê em um verdadeiro delírio e deve fugir de um mundo em constante mudança, utilizando apenas seus instintos, uma lanterna e recursos limitados.

4. Silent Hill: Origins — 78

gameplay de Silent Hill: Origins
Fonte: Konami

Previsível e muito curto, Origins é um derivado da série canônica que conta a história de um caminhoneiro preso na cidade fantasma. O título renovou a fórmula da franquia em relação aos aspectos técnicos e implementou um sistema de câmeras para ampliar o terror. Além disso, ele inclui novos monstros, elementos de combate e algumas referências.

Aqui vale a ressalva: sua versão de PSP é a mais bem avaliada no Metacritic, com 78 pontos de média. Enquanto isso, a de PS2 atingiu pontuação de apenas 70.

3. Silent Hill 3 — 85

arte promocional de Silent Hill 3
Fonte: Konami

O terceiro game da franquia é um dos mais elogiados e tem como destaque a arte incômoda e o carisma da protagonista Heather. Após entrar em um parque de diversões distorcido da realidade, seus pesadelos surgem em sequência e levam a jovem garota para uma cidade abandonada. Quebra-cabeças, atrocidades e cenas perturbadoras prometem assombrar a mente dos mais fracos.

2. Silent Hill — 86

gameplay de Silent Hill (1999)
Fonte: Konami

Não há como falar de Silent Hill sem citar sua origem. O primeiro game acerta em praticamente toda sua proposta e introduz uma cidade fantasma como reflexo de traumas e medos. Apesar de estar mecanicamente datado para os modelos atuais, o título apresenta um terror psicológico digno de cinema e é cercado de mistérios que se revelam profundos a cada passo.

1. Silent Hill 2 — 89

cgi de Silent Hill 2
Fonte: Konami

O favorito do público, Silent Hill 2 é um aclamado best-seller lançado com exclusividade para o PS2 — e posteriormente na HD Collection. Sua história circula em torno de James, que repentinamente recebe uma carta de sua esposa falecida mencionando a existência da cidade enevoada. Reviravoltas, sustos, tensão e aspectos gráficos primorosos são apenas alguns dos destaques desta obra repleta de atrativos.

Qual seu game favorito da franquia? E qual você menos gosta? Comente! E não deixe de acompanhar o MeuPS em nosso perfil oficial no TikTok!