Segredos e referências de Dolmen: Dark Souls, Alien e muito mais
Easter eggs de filmes, jogos e até mesmo Tolkien
Encontrar segredos e easter eggs sempre é uma tarefa divertida, ainda mais quando a desenvolvedora faz a ligação com outros jogos, filmes e elementos da cultura pop. A Massive Work Studio, por exemplo, não economizou nas referências de Dolmen.
Gabriel Neves e Kiev Martins, produtores brasileiros do jogo, revelaram que a equipe tinha “ideias malucas”, como colocar uma foto aleatória de um dos devs escondida no cenário. Obviamente, isso não foi aprovado, porém, o time entendeu a importância de “aliviar todo o estresse e tensão de partes específicas” do jogo e espalhou algumas coisinhas bacanas pelo universo do game.
Inspiração e homenagem
Dolmen é um título soulslike, e as obras da FromSoftware serviram como inspiração para a produção do game. Para homenagear os trabalhos de Hidetaka Miyazaki, a Massive Work Studio colocou um personagem “louvando ao Sol” no meio de um dos cenários.
Para quem não sabe, há um herói em Dark Souls chamado de Solaire de Astore que possui um gesto icônico no qual ele levanta as duas mãos em forma de Y aos céus. Em Dolmen, a pose é a mesma embora o personagem designado seja bastante diferente.
A influência de Tolkien
Muitos produtores da Massive Work Studio são apaixonados por J.R.R. Tolkien, criador de obras como Hobbit e Senhor dos Anéis. O escritor também foi um linguista exímio porque criou regras gramaticais e uma estrutura própria para os idiomas dos elfos.
Os desenvolvedores de Dolmen decidiram seguir os passos de Tolkien ao moldarem duas línguas para o game: o idioma dos Drillers e dos Nikidermas.
As duas são raças alienígenas, mas “possuem estruturas gramaticais próprias, mas, de certa forma, conhecidas pelos humanos”, apontou Kiev. Isso porque os Drillers falam português, mas em ordem inversa. As palavras foram rearranjadas, e os dubladores precisaram desenrolar a língua para conseguirem pronunciar os termos.
Os Nikidermas também têm um idioma diferente, mas conhecido. No caso dessa raça alienígena, eles falam a língua inglesa invertida e não pronunciam a letra “H”.
Ideias para o futuro
Gabriel e Kiev comentaram que o desenvolvimento dos idiomas foi um processo divertido, mas eles pretendem aprofundar a ideia caso seja possível produzir uma sequência de Dolmen.
A ideia é que os jogadores aprendam o idioma para resolver puzzles ao longo do game, prestando atenção nas palavras e precisando se comunicar corretamente com os desafios alienígenas.
Curiosidades e outros easter eggs
Há muitas referências de Dolmen que os jogadores encontrarão frequentemente. Os NPCs espalhados pelo mapa são nomes dos desenvolvedores, e o chefão “General Vesib” foi intitulado porque Vesib é um anagrama (quando as letras de uma palavra são trocadas para formar outra palavra) de Gabriel Neves, o programador-líder do game — inclusive, é o boss mais difícil.
O game da Massive Work Studio se inspirou em muitos elementos da cultura pop/geek. Os inimigos e ambientação são frutos de referências aos filmes Alien e Prometheus. As vestimentas do protagonista lembram bastante o traje do M7 de Mass Effect. Por fim, as armas tiveram os modelos de Dead Space como referência.
Você quer ver por si mesmo as referências de Dolmen?
Se você se interessou e quer saber mais sobre por esse soulslike brasileiro, basta acessar este link! O título já está disponível e oferece uma jornada desafiadora, mas recompensadora. Aproveite para explorar bem Dolmen e encontrar todas as referências nele!