Tudo Sobre

Saiba tudo sobre Horizon Zero Dawn, próximo blockbuster do PS4

por Thiago Barros
Saiba tudo sobre Horizon Zero Dawn, próximo blockbuster do PS4

Horizon Zero Dawn tem uma grande lacuna para preencher. Depois de inFAMOUS, God of War, The Last of Us e Uncharted, esta é a nova grande franquia exclusiva do PlayStation 4. Mas a Guerrilla Games, produtora por trás do game, já passou da fase de temer a expectativa. Agora, a abraça. E fala naturalmente sobre a sua enorme responsabilidade. Foi assim no painel do jogo no segundo dia da PlayStation Experience 2016.

Hermen Hulst, diretor da empresa, e John Gonzalez, um dos escritores da equipe de Horizon, revelaram alguns detalhes do jogo. Além de mostrarem algumas das artes conceituais feitas para Horizon, eles contaram um pouco de como chegaram ao jogo. O projeto começou há cinco anos e, segundo Hulst, a decisão que foi tomada foi bastante difícil.

Ouvimos ideias de 40 a 50 jogos, porque fazer uma nova franquia grande assim é complicado. Resumimos para dois projetos. Uma era mais prudente, a escolha mais correta. O outro era o Horizon (risos) – contou.

Veja outros detalhes revelados no painel:

Investimento e Engine

A Guerrilla teve que ampliar sua estrutura para fazer Horizon. A equipe da empresa teve o foco em jogos mais lineares, normalmente do gênero FPS, e por isso, teve que contratar novos talentos. Além disso, foi necessário expandir sua engine para fazer o RPG de mundo aberto. O resultado, porém, foi tão positivo que gerou uma parceria com a Kojima Productions para a engine ser usada em Death Stranding – com algumas modificações.

Enredo

Horizon Zero Dawn se passará em um futuro daqui a 1000 anos. Mas não é um cenário apocalíptico. Segundo Hulst, é como “ver um documentário sobre a natureza na BBC”. Na história, porém, o homem não é mais a espécie dominante do planeta. Quem manda mesmo são animais mecânicos, como os que já vimos em trailers do jogo divulgados até agora. E os gamers irão descobrir como isso aconteceu, além de um pouco do passado da personagem principal.

Aloy

A principal personagem do game, Aloy já era um conceito da primeira apresentação de Horizon Zero Dawn para a Guerrilla. E, segundo Hulst, ela é ótima para contar esta história, porque é curiosa, corajosa e forte. Segundo ele, toda a empresa ficou “envolvida” e “amou” o game desde a ideia. Por isso, não havia como não escolhê-lo. 

Gameplay

Há três pilares em Horizon Zero Dawn, desde o primeiro dia de produção: uma natureza estonteante, a protagonista e as feras mecânicas. A ideia é fazer uma jogabilidade de Davi x Goliás com Aloy batalhando contra estas bestas tecnológicas gigantes. Mas não pára por aí: os desenvolvedores explicaram que haverá elementos míticos e místicos no jogo.

Mistério

O mistério é parte fundamental de Horizon Zero Dawn, diz a Guerrilla Games. A empresa está dando pouquíssimos detalhes do jogo justamente porque é bastante importante para a experiência. Segundo Gonzales, os jogadores terão que descobrir diversos segredos no decorrer da aventura.