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Saiba tudo sobre a FromSoftware, estúdio que estabeleceu o gênero soulslike

Fundada em 1986, desenvolvedora japonesa criou as bases para novas tendências e, especialmente, dificuldades

por André Custodio
Saiba tudo sobre a FromSoftware, estúdio que estabeleceu o gênero soulslike

Criadora da franquia Dark Souls, a FromSoftware estabeleceu novos padrões de dificuldade para a indústria, apostando em títulos caracterizados pela superação. Com isso, o estúdio de Naotoshi Zin fundou as tendências do gênero soulslike e determinou mecânicas inéditas para os videojogos, tornando-se referência no cenário internacional.

Porém, sua história remonta há muitos anos antes do primeiro Dark Souls, quando ainda era um estúdio B2B voltado para a produção de softwares independentes. Desde então, a empresa buscou dedicar-se exclusivamente ao conteúdo de entretenimento e constituiu uma base sólida de fãs, empolgando milhões de usuários com cada anúncio revelado.

guerreiros lutando contra chefe em dark souls
Imagem promocional de Dark Souls

Continue na matéria para acompanhar toda a história da FromSoftware e descobrir como o “reino” que não pega leve com os jogadores se consolidou na categorias categorias de ação e RPG:

Os primeiros passos no Japão

Estabelecida em Shibuya, Tóquio, em 1 de novembro de 1986, a FromSoftware nasceu com a proposta de desenvolver softwares externos, trabalhando em modalidade B2B. Essa área de atuação foi o foco da empresa por quase oito anos, garantindo o desenvolvimento de produtos e a expertise na área de produção tecnológica — incluindo um software para gerenciar a alimentação de porcos.

Foi apenas em 1994, após um acordo de parceria com a Sony e com a introdução dos CDs em vez dos tradicionais cartuchos de jogos, que a FromSoftware lançou seu primeiro projeto para o PlayStation. Intitulado de King’s Field, o game consistia em um RPG de ação em tempo real baseado em masmorras, onde a dificuldade progressiva era uma de suas principais características.

cenario de masmorra em king's field
Captura de tela de King’s Field

Apesar de, em um primeiro momento, o game ter chegado com alcance limitado — não disponibilizado na América do Norte —, o sucesso de vendas permitiu o lançamento de uma sequência, em 1995. Com isso, a franquia chamou a atenção da editora doméstica ASCIIware, que expandiu King’s Field 2 para o Ocidente e viabilizou a produção de um terceiro jogo.

O investimento na saga permitiu a criação de tramas mais complexas, novos sistemas de combate e mecânicas de exploração melhor trabalhadas, provando que a área de RPG seria o magnum opus da FromSoftware.

Até 1999, o estúdio expandiu o universo de King’s Field com Echo Night e Shadow Tower. Além disso, a FromSoftware deu início à série de RPG mecha Armored Core e lançou seu primeiro multiplayer de máquinas para Dreamcast, Frame Gride, solidificando sua visão sobre o futuro dos jogos em 3D.

Os anos 2000 e o boom do PlayStation 2

Com o lançamento do PlayStation 2, em outubro de 2000, a FromSoftware abraçou a nova tecnologia e renovou seu acordo de marcado com a Sony, planejando mais títulos originais. Sem deixar de lado o RPG e a importância de King’s Field, o estúdio apresentou três jogos em um mesmo ano e cumpriu a agenda mais lotada de sua carreira até então.

Em março de 2000, foi lançado Eternal Ring — lembra alguma coisa? —, título de role-playing game em primeira pessoa onde foram concedidas grandes possibilidades de personalização. No game, os jogadores assumem o papel de um mago e devem caçar uma série de anéis mágicos, obtendo habilidades únicas e dinamizando o combate no gameplay.

Além de Eternal Ring, Evergrace foi o outro RPG do ano, porém apresentado em uma câmera em terceira pessoa. E em agosto, Armored Core ganhou sua aguardada sequência e chegou explodindo tudo no PS2, mostrando uma jogabilidade entre robôs ainda mais refinada e consistente.

protagonista de eternal ring, game da fromsoftware
Captura de tela de Eternal Ring

À medida que novos jogos eram publicados, a FromSoftware buscou expandir sua localização para o Ocidente, producando não apenas lançar títulos na região, mas garantir suporte completo. Nessas circunstâncias, Evergrace II — também conhecido como Forever Kingdom — e King’s Field IV foram revelados, ao lado de obras como Lost Kingdoms 1 e 2 para Game Cube.

Testes mecha e a nova base de fãs

O fracasso das vendas de Evergrace II e King’s Field IV impulsionou a busca por novos mercados pela FromSoftware. Nesse momento, os desenvolvedores olharam para trás e observaram que as respostas para seus problemas estavam ali, mais precisamente em 1997, quando Armored Core revelou uma fórmula definitiva para uma expansão global da marca.

Isso porque, apesar de estar em estágios embrionários, o game entregou tudo que os fãs buscavam e mostrou um enorme potencial de franquia. O resultado surgiu anos antes, com a publicação de uma sequência, e forneceu as bases para uma atração internacional, garantindo maior confiabilidade por parte das plataformas de video game.

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Captura de tela de Armored Core 2

Após o sucesso com os testes mecha, a FromSoftware decidiu embarcar em uma nova área da fantasia, explorando universos mágicos de demônios e combate sobrenatural. Sem perder em absolutamente nada nos quesitos de dificuldade, Tenchu 3 foi publicado pelo estúdio e marcou sua trajetória por ser o primeiro título lançado para uma empresa externa.

Além disso, os games Otogi: Myth of Demons e Otogi 2: Immortal Warriors, considerados entre os melhores títulos de ação de sua época, estabeleceram a intenção multiplataforma do estúdio. Sem limitações, com ampla diversidade em seu catálogo e mecânicas dedicadas a manter a base de jogadores através da dificuldade, a empresa alcançou seu ápice, planejando fortalecer ainda mais o portfólio.

É o Souls, não tem jeito

Quase 25 anos de história levaram a FromSoftware para este momento. Seu projeto mais ambicioso, responsável por acumular todo o conhecimento adquirido, veio na forma do punitivo Demon’s Souls, lançado em 2009 para PS3. No game, os jogadores tiveram a oportunidade de conhecer o reino de Boletaria com uma perspectiva única, onde a morte era apenas o caminho natural da vitória.

Com a genialidade de Hidetaka Miyazaki, criador original do RPG de ação, os players tiveram que se frustrar para entender a proposta do game. Isso porque Demon’s Souls se apegou a uma subjetividade inata, levando os guerreiros a conhecerem um universo sem quaisquer tipos de respostas, seja sobre a história principal ou sobre para onde é preciso ir em seguida.

guerreiro enfrenta vanguard, chefe de demon's souls
Captura de tela de Demon’s Souls

O título absorveu as ideias de masmorras, combate cadenciado e customização de builds para aprimorar tudo, graças a um kit de criação de jogos proprietário fundado em 2005. Aqui, gráficos encontraram seu ponto máximo, conferindo uma beleza inédita aos aspectos técnicos como design de arte, som e mais.

No Japão, Demon’s Souls foi publicado pela Sony, mas viu o interessa da Atlus em levá-lo para o Ocidente quase minar seus servidores na região, em outubro de 2011. Felizmente, a publisher de Persona voltou atrás na decisão e mantém os recursos online do game até hoje, favorecendo seu alcance de mercado e fortalecendo a distribuição europeia pela Bandai Namco.

Hidetaka Miyazaki tornou-se o presidente da FromSoftware em maio de 2014, após verificar o sucesso com o lançamento de Dark Souls, em novembro de 2011. Antes disso, a empresa foi adquirida pela Kadokawa Corporation, em acordo finalizado na posse de Miyazaki, e tornou-se subsidiária definitiva do grupo, com a venda de cerca de 80% das ações pelo valor equivalente a US$ 22,5 milhões, em cotação atual.

Projeto dedicado e o estabelecimento do soulslike

Dark Souls, sequência espiritual de Demon’s Souls, ganhou mais duas sequências e estabeleceu um novo gênero nos jogos. Conhecida como soulslike, a categoria passou a integrar games considerados extremamente desafiadores, onde os jogadores podem realizar diversas abordagens de combate e podem regressar a locais de morte para tentar vencer — novamente — algum obstáculo.

Essa fórmula tornou-se padrão da empresa e determinou não apenas seu carro-chefe, mas as bases para os jogos AAA seguintes. Em 2015, Bloodborne chegou como exclusivo de PlayStation e buscou renovar a pedida da FromSoftware, apostando em uma jogabilidade mais rápida e com mecânicas inéditas, como a recuperação de HP.

samurai de sekiro enfrenta inimigo de lança
Imagem promocional de Sekiro: Shadows Die Twice

Em 2019, o estúdio se desvirtuou um pouco de seu conceito para apresentar um game mais linear, abandonando a estratégia de criação de personagens e builds. Sekiro: Shadow Die Twice, foi eleito o GOTY de 2019 e dedicou o primeiro grande prêmio à FromSoftware, ambientando um cenário japonês feudal e uma jornada de vingança, onde as habilidades dos jogadores seriam constantemente requeridas.

E após quase três anos em hiato, a FromSoftware publicou, recentemente, o aguardado Elden Ring, como resultado de uma parceria inédita entre Miyazaki e o autor de Crônicas de Gelo e Fogo, George R.R. Martin. Lançado em 2022 para as principais plataformas, o título inovou ao trazer, pela primeira vez na categoria, um mundo essencialmente aberto, garantindo total liberdade de exploração para os jogadores.

No total, a FromSoftware acumula quase 70 jogos lançados, com títulos disponíveis para todas as principais plataformas e gerações da indústria gamer. Além disso, seus projetos recentes acumulam prêmios e aclamação da crítica, sendo elogiados pelas mecânicas satisfatórias, direção de arte repleta de identidade e inovação.