Listas

Retrospectiva 2020: os 20 melhores jogos de PlayStation no ano

O MeuPlayStation relembra de 20 grandes jogos que foram lançados no PS4 ou PS5 em 2020

por Vinícius Paráboa
Retrospectiva 2020: os 20 melhores jogos de PlayStation no ano

2020 foi bastante desafiador por conta da crise mundial de saúde pública, mas a indústria dos games seguiu firme e forte no período. O ano trouxe incontáveis jogos de PlayStation marcantes, que foram e seguem sendo desfrutadas pelos gamers.

MeuPlayStation preparou uma retrospectiva, ao eleger os 20 melhores títulos lançados para PS4 ou PS5 no ano. Vale citar que a lista não está em ordem de qual foi melhor ou pior: apenas relembra as experiências no console da Sony.

Final Fantasy VII Remake

Final Fantasy VII Remake

Abrimos a lista com um exclusivo de PS4: Final Fantasy VII Remake. A repaginação do clássico RPG de PS1 traz uma cidade de Midgar cheia de vida, além de reinventar o seu gameplay – não mais por turnos, mas sim ficando mais voltado para ação.

Sackboy: Uma Grande Aventura

Sackboy: Uma Grande Aventura

Sackboy, personagem conhecido da franquia LittleBigPlanet, retornou em uma aventura de plataforma. O game impressiona por oferecer bons desafios, pela dublagem em PT-BR, além da sonoplastia e da variedade nas customizações.

Marvel’s Spider-Man: Miles Morales

1

Um dos games de lançamento do PS5 (também chegou ao PS4) entra na lista por apresentar uma história, que apesar de curta, mostra a ascensão de Miles Morales como um herói. Com a ausência de seu mentor, Peter Parker, em Nova York, ele deve superar sua insegurança e salvar a cidade por si próprio.

Dreams

Dreams

Produto da Media Molecule, Dreams não é apenas um jogo, mas sim, uma ferramenta de criatividade. Os jogadores podem criar seus próprios games e apresentá-los à comunidade. Além disso, também conseguem desfrutar das criações dos outros gamers.

Call of Duty: Black Ops Cold War

2

Black Ops Cold War também se qualifica como um dos melhores jogos de PlayStation do ano. O novo capítulo de Call of Duty traz a Guerra Fria para os holofotes, acendendo a rivalidade “capitalismo x socialismo”. No PS5, a experiência é ainda mais bacana, principalmente por causa do suporte aos gatilhos adaptáveis do DualSense.

Astro’s Playroom

Designer de Astro's Playroom não descarta sequência ou expansão

Astro’s Playroom é considerado apenas uma demo do PS5, mas ainda assim, diverte ao longo das poucas horas de campanha. O jogador verá diversas referências a outros grandes jogos de PlayStation ao atravessar as fases, além de ter uma noção de como o DualSense e seus recursos funcionam.

Fall Guys: Ultimate Knockout

Fall Guys

Fall Guys: Ultimate Knockout foi lançado diretamente como um título do PlayStation Plus, o que ajudou a impulsionar sua popularidade. Sua proposta difere dos battle royales tradicionais: o player disputa provas malucas – ao melhor estilo Olimpíadas do Faustão – e precisa superar seus concorrentes.

Assassin’s Creed Valhalla

Ubisoft

Assassin’s Creed Valhalla também entra na lista dos melhores jogos de PlayStation de 2020. A duração da campanha pode ser enorme, mas conta uma boa história e é bastante imersiva. Na pele de Eivor, um viking, o gamer deve liderar seu povo e se assentar em terras inglesas. Isso além de enfrentar os desafios impostos pelo local.

Genshin Impact

Novo personagem de Genshin Impact

Genshin Impact conta com um sistema de microtransações predatório, é verdade, mas não deixa de divertir. Seu mundo aberto gigantesco, a variedade de personagens e o fato de ser gratuito para jogar, o fazem se destacar neste ano.

Star Wars Squadrons

Star Wars Squadrons

A premissa de Squadrons é simples: você assume o papel de dois pilotos, um de cada lado da famosa guerra galáctica de Star Wars. Os eventos ocorrem depois da Batalha de Endor, com o Império e a Nova República, criada pela Aliança Rebelde, seguindo a sua eterna batalha. A experiência terá mais destaque se o jogador estiver desfrutando-a no PS VR.

Demon’s Souls

DEMON'S SOULS PS5 DESTACADA

Demon’s Souls (2009) foi o ponto de partida do gênero soulslike e conquistou uma legião de fãs. Agora, a Bluepoint Games trouxe um remake da experiência no PS5, com melhorias que o tornam um título de nova geração – sua atmosfera, por exemplo. Ao mesmo tempo, os seus sistemas antigos seguem intactos.

Spiritfarer

Spiritfarer

Spiritfarer é um jogo de gerenciamento de recursos, onde o player controla Stella, a barqueira do além e guia dos espíritos. Ela deve hospedá-los e mantê-los felizes em sua balsa, ao atender seus desejos. A princípio pode parecer um título pesado – por conta da temática de morte – mas na verdade, é uma experiência relaxante.

Call of Duty: Warzone

Call of Duty Warzone

Lançado como um modo gratuito de Call of Duty: Modern Warfare, Warzone se tornou mais do que isso. O battle royale conquistou o público e segue extremamente popular, tanto é que a Activision decidiu implementá-lo em Black Ops Cold War.

Ghost of Tsushima

Ghost of Tsushima

Na pele do samurai Jin Sakai, os jogadores precisam defender a ilha de Tsushima da invasão do Império Mongol. Antes, o protagonista era um guerreiro honrado, que lutava seguindo as regras. Entretanto, ele logo percebe: deve deixar a honra de lado para salvar o seu povo. A história, o gameplay e o modo multiplayer credenciam Ghost of Tsushima não só como um dos melhores de 2020, mas sim da geração PS4 inteira.

Tony Hawk’s Pro Skater 1+2

Tony Hawk's Pro Skater 1+2

Tony Hawk’s Pro Skater 1+2 se consolidou como um dos grandes remakes da geração PS4. O título une os dois primeiros capítulos da franquia – mapas, skatistas e até a lendária trilha sonora integram a nova versão – e os apresenta a uma nova geração de jogadores.

DIRT 5

DIRT 5

Lançado como um game crossgen, DIRT 5 é um daqueles arcades de corrida viciantes, que divertem os fãs a todo momento. A quantidade imensa de corridas, os modos online e o feedback tátil (PS5) o credenciam à lista de melhores jogos de PlayStation de 2020.

Yakuza: Like a Dragon

Yakuza: Like a Dragon

A SEGA tratou de reinventar a série Yakuza, em Like a Dragon. Com um novo protagonista e um estilo de gameplay diferente dos capítulos anteriores – dessa vez, os jogadores realizam suas ações por turnos – o título apresenta certas bizarrices, mas entretém seu público no fim das contas.

DOOM Eternal

DOOM ETERNAL

Concorrente ao GOTY 2020, DOOM Eternal traz os elementos conhecidos da franquia: muito sangue e heavy metal. Armas incríveis, níveis desafiadores e hordas de inimigos variados fazem parte da experiência que agrada fãs de shooters dos anos 90 e os mais novos também.

Crash Bandicoot 4: It’s About Time

Crash Bandicoot 4: It's About Time

Crash Bandicoot 4: It’s About Time era uma incógnita entre os fãs da série, pois tinha o duro trabalho de dar sequência à trilogia original desenvolvida pela Naughty Dog. A Toys For Bob tirou esse desafio de letra, ao trazer mais uma aventura divertida (e dificílima) do marsupial.

The Last of Us Part II

The Last of Us 2 no PS5

Não poderia ser outro nome a fechar a lista dos melhores jogos de PlayStation de 2020. The Last of Us Part II foi considerado o GOTY 2020 (e pulverizou o recorde de troféus no TGA) com justiça ao apresentar Ellie em sua jornada de vingança, por conta de um evento traumático na sua vida.

E aí, caro leitor? Faltou algum game neste artigo? Conte pra gente nos comentários!

Receba as novidades do meuPS no email

Nós não enviamos spam :)

Ao clicar em receber novidades você concorda com nossos termos de uso e política de privacidade. Você pode optar por parar de receber os emails a qualquer momento.