Túnel do tempo: relembre os melhores protagonistas de GTA
O MeuPlayStation relembra os personagens que foram o centro das narrativas de GTA ao longo dos anos
A Rockstar Games continua focada em GTA V, um sucesso comercial desde seu lançamento em 2013 (tanto é, que a empresa trará o jogo para o PlayStation 5). Apesar disso, os fãs especulam (e esperam) que a companhia também esteja desenvolvendo GTA VI, embora ainda não existam informações oficiais do jogo.
Recentemente, no entanto, um insider informou que o próximo jogo da série contará com dois protagonistas: um homem e uma mulher. Se isso for verdade, a franquia terá uma personagem principal feminina pela primeira vez.
Enquanto a Rockstar não confirma nada a respeito, o MeuPlayStation resolveu entrar em um “túnel do tempo” ao relembrar todos os protagonistas da franquia. Embarque nessa viagem conosco!
GTA (1997) — Os protagonistas
No Grand Theft Auto original, a abordagem na história e na narrativa foi bem modesta. Os jogadores escolhiam um entre oito personagens (o maior número da franquia até hoje) que serviam de base para o anti-herói do game.
Entre os nomes selecionáveis estavam: Bubba, Divine, Kivlov, Katie, Mikki, Travis, Troy e Ulrika. As personagens femininas (Katie, Ulrika, Divine e Mikki) não eram jogáveis no port de PlayStation.
GTA II — Claude Speed
A primeira sequência de GTA apresentou um foco maior na história. Ao invés de fazer o gamer escolher entre diversos personagens, ele assume o papel de Claude Speed, um rapaz envolvido com os maiores gângsteres de Liberty City. Ao longo da narrativa, os jogadores veem ele ascender no mundo criminal, após encarar a polícia, bandidos russos e até a Yakuza. Apesar de ter sucesso na sua jornada, o fim dele foi decretado nas mãos de um assassino da corporação Zaibatsu.
GTA III — Claude Speed (de novo)
GTA III é conhecido como o game que estabeleceu um padrão para os títulos de mundo aberto. O título também serviu como um reboot para a série, com novos personagens e outros elementos. No entanto, Claude Speed foi mantido como o protagonista, mas agora como um ladrão de banco traído em um de seus trabalhos. Depois de escapar de um veículo que o transportava para o xilindró, ele jurou vingança contra sua ex-namorada, Catarina.
Diferentemente de GTA II, o novo Claude sobreviveu no fim de sua jornada em Liberty City. Ele é considerado uma das figuras principais da franquia e faz aparições menores em outros jogos (em forma de easter egg) — ele deu as caras em GTA: San Andreas, como um rival de corrida de CJ, por exemplo.
GTA: Vice City — Tommy Vercetti
Pela primeira vez, a Rockstar Games levava a franquia para os anos 80, com Vice City. O protagonista da vez foi Tommy Vercetti dublado por Ray Liotta, ator conhecido por seu trabalho em “Os Bons Companheiros” (1990). Assim como Claude, Tommy acabou traído e precisou se reinventar em uma nova cidade, ao aceitar trabalhos pesados que envolviam derrubar grandes chefes do crime.
Vercetti é considerado um dos personagens principais mais carismáticos da franquia, sendo amado e lembrado pelos fãs até hoje.
GTA: San Andreas — Carl “CJ” Johnson
Carl Johnson (ou simplesmente “CJ”) é outro personagem principal adorado pelos fãs, muito por conta da sua personalidade divertida. Em sua jornada pelo estado de San Andreas, ele se envolveu com traficantes de drogas, policiais corruptos e outras organizações criminosas.
GTA: Liberty City Stories — Toni Cipriani
Toni Cipriani já havia feito uma aparição em GTA III, quando foi introduzido como um membro da família Leone. A prequel “Liberty City Stories” colocou os jogadores na pele dele e contava como ele ascendeu ao poder, três anos antes de Claude chegar à cidade.
A história do jogo se passa em 1998, quando Toni fez uma escolha ruim ao matar um homem de uma família criminosa rival. Para reconquistar a confiança de Don Salvatore Leone, ele é forçado a aceitar trabalhos de baixo nível, enquanto precisa lidar com um relacionamento difícil com sua mãe, uma mulher abusiva que possui ligações com a máfia. No fim das contas, ambos fazem as pazes.
GTA: Vice City Stories — Victor Vance
Vice City Stories se passa dois anos antes de Tommy Vercetti chegar à cidade. O prequel coloca os jogadores na pele de Victor Vance, o irmão de Lance Vance (braço direito de Tommy), que é dispensado do serviço militar e logo se torna um dos maiores nomes do crime organizado.
Curiosamente, em uma das missões do game, Victor trabalha como chefe de segurança do lendário músico Phil Collins, que canta o hit “In The Air Tonight” durante um concerto.
GTA IV — Niko Bellic
Em GTA IV, a franquia retorna à Liberty City com um novo protagonista: Niko Bellic, um imigrante do leste-europeu e veterano da guerra da Bósnia. Após chegar nos EUA, ele estabelece uma vida criminosa ao entrar em conflito com a máfia italiana, se tornar amigo de ladrões de banco irlandeses, entre outras coisas.
GTA V — Michael de Santa
GTA V, o último título da série, coloca os jogadores na pele de três protagonistas. O primeiro deles é Michael de Santa, um ex-assaltante de banco que sonha retornar aos seus dias de glória no crime — ele realiza seu desejo ao conhecer Franklin Clinton. Inspirado por filmes sobre grandes roubos, Michael usa frases de efeito e ideias desses longas em seus trabalhos. Quando não está planejando o próximo assalto, o personagem se concentra em manter sua família a salvo dos perigos de Los Santos.
GTA V — Franklin Clinton
O segundo protagonista de Grand Theft Auto V é Franklin Clinton, um rapaz que trabalhava como capanga para um vendedor de automóveis. Eventualmente, ele conhece Michael de Santa e Trevor Phillips e se torna um criminoso. Ele é reservado, pragmático e sempre o primeiro a perceber que os planos do trio sairão do controle. Seu grande sonho é melhorar sua vida financeira para deixar de morar com sua tia.
Vale também citar que Franklin é o “dono” do maior meme do jogo: em uma das cenas ele sofre um deboche sem igual de seu amigo, Lamar. Assista aqui!
GTA V — Trevor Phillips
Trevor Phillips, o terceiro e último protagonista de GTA V, é o caos em pessoa. Ele adora abordar as situações de forma brutal e que envolvam muito derramamento de sangue — a sua missão introdutória, quando ele destrói o esconderijo da gangue The Lost MC e mata Johnny Klebitz em um ataque de raiva, é um bom exemplo disso.
E aí, caro leitor? Qual desses personagens é o seu favorito? Conte pra gente nos comentários!