Red Dead Redemption: uma história de briga nos bastidores
Take-Two teve problemas internos entre os produtores para lançamento de seu clássico.
O ano é 2018 e após um atraso confirmado, chega no segundo semestre a segunda edição de um dos games mais famosos da Take-Two: Red Dead Redemption 2.
Mas nem tudo foram flores e sucesso para essa série. O faroeste e o “chumbo trocado” não ficaram apenas no universo virtual, passando também para o mundo real, acabando nos tribunais norte-americanos. Hoje você acompanha um pequeno causo de bastidor sobre um dos mais cultuados jogos da famosa Rockstar Games.
Processo conturbado de desenvolvimento
Red Dead Redemption teve alguns obstáculos e desafios em sua fase de produção, tendo problemas inclusive com a parte de roteiro e criação, quando, segundo Leslie Benzie, ex-presidente da Take-Two, ficaram sem uma orientação para criação da narrativa.
Benzie alega que ‘precisou’ ser chamado alguns meses antes do jogo ser lançado, em 2009, junto ao público para colaborar com os desenvolvedores e então dar um prosseguimento na produção.
Esse foi o acontecimento-chave que desencadeou uma série de desentendimentos dentro da empresa, ainda no período de desenvolvimento do game. Uma prova irrefutável da falta de capacidade, ou de um bloqueio criativo da equipe em finalizar o projeto.
A participação de Benzie, não prevista no projeto original e nem na formação inicial da equipe, foi uma influência positiva, mas não reconhecida pelo próprio estúdio, pelo menos não de acordo com as expectativas de Benzie.
A frustração de Benzie foi parar na justiça, onde ele cobrou algo em torno de US$ 150 milhões como indenização pelos serviços prestados e pelos ganhos que o jogo recebeu após o seu lançamento.
As provas apresentadas por Benzie, de sua participação, foram dois e-mails trocados com Sam Houser, co-fundador e ex-presidente da Rockstar Games, no quais conversavam sobre os problemas passados na produção e a necessidade da ajuda de Benzie.
O primeiro e-mail tratava propriamente do jogo e relatava a volatilidade criativa da equipe, que parecia caminhar em círculos com o projeto, sem sair do lugar, com poucos pontos positivos relevantes na produção do game, pedindo ajuda do colega.
Já o segundo, clamando pela assistência de Benzie, Houser aponta Red Dead Redemption como um verdadeiro pesadelo para a empresa, com problemas constantes de câmera e visualizações que nunca eram resolvidos efetivamente.
A realidade é que, superando a expectativa de se trabalhar em uma empresa de sucesso no mundo dos games, o nível de exigência também é proporcional, no qual cada detalhe pode fazer a diferença no resultado final do projeto.
Mas, muito o que Benzie reivindica é um pouco do sucesso que o game alcançou, surpreendendo até mesmo seus produtores, que enfrentaram tantos problemas, como descrito e supostamente provado por Benzie.
É possível que toda essa briga e os desafios enfrentados no primeiro jogo da série tenha servido de lição para Red Dead Redemption 2, que teve seu lançamento remarcado, mas que tenha sido para entregar um produto de muita qualidade.
Red Dead Redemption 2 chega no dia 26 de outubro para PS4 e Xbox One.