Quatro novidades que você precisa saber sobre FIFA 17
Alguns fãs de futebol digital defendem que os jogos do gênero deveriam deixar de ser lançados anualmente, dando assim mais tempo para as empresas trabalharem em grandes inovações e melhorias. Com pouco tempo para o desenvolvimento, os games parecem quase iguais aos anteriores, o que desagrada os jogadores. Prometendo “mudar o futebol”, o novo FIFA pretende quebrar este paradigma.
Diferentemente do ano passado, parece que teremos novidades significativas para o FIFA 17, criando assim a expectativa de que o jogo pode ser um dos mais inovadores da série nos últimos anos.
O Meu PS4 elencou quatro novidades interessantes sobre o lançamento.
Engine nova
Uma das principais críticas que a franquia sofre nos últimos anos é em relação aos seus gráficos, inferiores ao seu principal concorrente de mercado. Para tentar mudar este cenário, a Electronic Arts já confirmou que o jogo trabalhará com o velho conhecido motor gráfico Frostbite.
Com esta implementação, a série deixa de ter uma engine exclusiva para futebol, permitindo uma gama mais diversificada de destaques visuais e, possivelmente, tornando o jogo mais real. Para citar exemplos, o motor está em Battlefield, Mirror’s Edge Catalyst e também operará em Mass Effect: Andromeda.
A Jornada
A adição do novo modo de jogo é mais uma novidade apresentada pela Electronic Arts para o FIFA 17. Em A Jornada, o jogador viverá a pele do atleta Alex Hunter e o modo será totalmente baseado na sua trajetória para se tornar uma grande estrela do futebol mundial.
Alex Hunter é um jovem de 17 anos nascido em Clampham, Londres. O atleta carrega um sobrenome de peso, afinal, seu avô Jim Hunter fez história na liga inglesa ao marcar 20 gols em uma temporada da década de 60. Seu grande sonho é se tornar um futebolista de renome e cabe ao jogador tornar isto possível, tomando decisões que vão influenciar o futuro da carreira do protagonista.
Depois de seu anúncio, a novidade foi comparada com o modo história de NBA 2K16, mas as semelhanças são pequenas. Enquanto no jogo de basquete você é livre para criar seu próprio atleta, em A Jornada será possível apenas controlar o jovem Alex Hunter. A restrição do novo modo não para por aí. A narrativa se passa obrigatoriamente no campeonato inglês, não sendo possível transferir o jogador para equipes de outros países.
Novas mecânicas de chute
Está cansado de fazer gols chutando colocado? Então você ficará feliz com essa novidade. Neste novo título, uma nova mecânica está sendo implementada: o chute rasteiro forte. Este tipo de arremate te dá uma nova arma ao chegar na frente do gol, complicando ainda mais a vida do goleiro adversário.
Além do chute rasteiro, uma mudança nas cabeçadas promete dificultar ainda mais para quem está no gol. Ao cruzar a bola para o atacante, o jogador terá a possibilidade de executar um comando que fará com que o centroavante cabeceie para baixo, fazendo com que a bola pingue no chão, dificultando a defesa do goleiro.
Se esta mecânica for realmente eficaz, certamente bons cabeceadores como Robert Lewandowski, Anthony Martial e Mario Mandzukic darão bastante trabalho aos adversários.
Treinadores da Premier League
Por último, mas não menos importante. Pela primeira vez na história, todos os treinadores do campeonato inglês estarão presentes na beira dos gramados do jogo. Os managers foram reproduzidos fielmente sob os mesmos cuidados tomados com os jogadores.
Esta novidade foi anunciada por Peter Moore, diretor da Electronic Arts, durante a conferência da empresa na E3 2016. Em um momento cômico, Peter comentava seu apreço pelos treinadores Pep Guardiola, Jurglen Klopp e Arsene Wenger, quando de repente, José Mourinho, novo treinador do Manchester United, invadiu o palco e arrancou risadas da plateia.
Outras adições ainda podem ser anunciadas pela Electronic Arts.
A esperança dos fãs é que todas as novidades façam com que o jogo seja melhor que a edição passada. Isto só vai acontecer quando os jogadores tiverem a oportunidade de jogar uma possível demo do jogo e assim poderão saber se o game cumpre a promessa de “mudar o futebol”.
FIFA 17 será lançado em 29 de setembro de 2016.