Especiais

Tira-Teima: PS5 bivolt, HD/SSD externo e retrocompatibilidade

Mais esclarecimentos sobre as características e especificações do PlayStation 5

por Raphael Batista
Tira-Teima: PS5 bivolt, HD/SSD externo e retrocompatibilidade

Hora de esclarecer mais algumas dúvidas sobre o novo console da Sony. Já falamos sobre todas as diferenças dos modelos (leitor de discos | Digital) e como vai funcionar a PlayStation Plus Collection.

Hoje vamos abordar outros temas: PS5 bivolt, principais informações do HD/SSD externo e mais um resumo da retrocompatibilidade.

PS5 bivolt?

Sim. A informação está nas alas de “Fichas Técnicas” do produto nas varejistas. O videogame vai funcionar em ambas tensões elétricas (127V e 220V).

1

HD/SSD Externo

O PlayStation 5 virá com um SSD customizado de 825 GB e quem quiser aumentar a capacidade de armazenamento terá duas possibilidades: comprar um SSD certificado pela Sony ou plugar os modelos já existentes.

O primeiro caso é um pouquinho mais complicado. Até o momento, a empresa japonesa não liberou nenhuma informação sobre isso, algo que só deve acontecer nos próximos meses.

Apesar de não existir nada oficial a respeito, especula-se que aqueles que quiserem expandir o SSD customizado terão de trocá-lo por outro de maior capacidade. Ao que parece, não será possível ter dois SSDs customizados. De toda forma, vale reforço: não há nada oficial.

Também é importante colocar os pingos nos is. O SSD customizado é um modelo próprio para o PlayStation 5. Mesmo os modernos SSDs NVMe com formato M.2 do mercado ainda não entregam o desempenho que o console exige.

Mark Cerny, arquiteto do PlayStation 5, já havia explicado:

Games que dependem do nosso SSD precisam funcionar perfeitamente com qualquer unidade M.2. O esquema NVMe é muito bom, mas só tem dois níveis de prioridade. Nosso SSD tem seis. Podemos conectar uma unidade com apenas dois níveis de prioridade, mas nossa unidade de I/O personalizada tem que arbitrar as prioridades extras em vez do controlador flash da unidade M.2.

Em resumo: o SSD que vem no PS5 é feito exclusivamente para ele. O mais prudente seria expandir com um que também seja feito com as especificações da Sony.

  • DICA: espere até depois do lançamento para trocar/expandir o SSD original do PlayStation 5.

Já os HDs normais é simples. Basta plugar em uma das portas USB do videogame e pronto. No entanto, HDs externos e SSDs não certificados só servirão para armazenar jogos de PlayStation 4 – para retrocompatibilidade.

Mesmo SSDs externos só vão armazenar jogos de PS4.

Então, tome nota:

  • SSD que vem no PS5: armazena jogos de PS5 e PS4.
  • SSD certificados: nada oficial no momento.
  • SSD externos “comuns”: armazenam jogos de PS4.
  • HDs externos: armazenam jogos de PS4.

E por que um SSD “comum” não vai armazenar jogos de PlayStation 5? Justamente porque o modelo customizado oferece muito mais desempenho. No momento, nenhum SSD é capaz de bater o modelo do PlayStation 5 na maior parte dos aspectos.

De toda forma, ter um HD ou SSD externo auxilia no gerenciamento de jogos instalados. Na hora de adquirir um, leve em consideração que a porta USB precisa ser 3.0. A Amazon possui algumas boas opções.

Retrocompatibilidade

Nós já destrinchamos todos os detalhes da retrocompatibilidade do PS4 no PS5. Vamos reforçar os principais pontos (confira a íntegra aqui).

Características gerais

  • O DualShock 4 vai funcionar no PlayStation 5 somente em jogos de PS4.
  • Multiplayer será integrado: jogadores do PS4 e PS5 poderão jogar partidas online entre si.
  • PlayStation 5 não será retrocompatível com PS3, PS2 e PS1…somente PlayStation 4.

PS5 com leitor blu-ray

  • O disco deve estar o tempo todo dentro do console para o jogo funcionar. Na realidade, o disco vai servir somente como uma espécie de “licença”.
  • Se houver alguma melhoria gráfica, haverá um download automaticamente.

PS5 Digital

  • Os jogos comprados digitalmente no PS4 poderão ser baixados no PS5 Digital pela mesma conta na PlayStation Network.
  • Não será possível “converter” jogos em formato físico para licenças digitais.