Prévias

Testamos: Ghost Recon Breakpoint é clara evolução na série

Vem aí mais um sucesso da Ubisoft!

por Thiago Barros
Testamos: Ghost Recon Breakpoint é clara evolução na série

Ghost Recon Breakpoint não é um dos principais jogos da Game XP à toa. Pela primeira vez disponível no Brasil, a nova aventura da Ubisoft está em destaque no evento. Tanto com as atrações para crianças no gamepark, com escalada e “arborismo”, quanto no gameplay, um tanto mais voltado para os mais crescidinhos.

A experiência no jogo era bem curtinha e, no teste do Meu PS4, teve uma pequena falha de servidor. Na hora de começar a missão, só três jogadores conectaram-se com sucesso. Uma tela ficou no loading eterno e foi preciso reiniciar o jogo – que estava rodando em um computador, não no console.

Ghost Recon Breakpoint na Game XP
Ghost Recon Breakpoint na Game XP (Foto: Thiago Barros)

Fora esse pequeno deslize e uma ou outra situação em que o personagem ficou “travado” em uma parte do cenário após fazer um rolamento, Ghost Recon Breakpoint mostrou um gameplay sólido e uma clara evolução na franquia. Tanto em visual quanto nos combates, movimentos e variedades de itens.

Quando você for ferido, pode colocar uma bandagem no local e/ou aplicar uma injeção. Se estiver com receio de avançar, tem à disposição um drone. Além da diversidade das armas, granadas e veículos – que não vimos nessa demonstração, mas estarão no jogo completo.

E o mais legal de tudo é a liberdade. Por mais que nos testes realizados, houvesse uma pessoa da Ubisoft orientando os melhores caminhos a seguir, era notório que você tinha como fazer o que quisesse ali. Nessa missão, o objetivo era invadir um local e falar com uma determinada personagem. Como? Você escolhia.

Ghost Recon Breakpoint para crianças na Game XP (Foto: Thiago Barros)
Ghost Recon Breakpoint para crianças na Game XP (Foto: Thiago Barros)

A recomendação, na nossa avaliação, era de seguir o máximo de stealth possível. Andando devagarinho, agachando, deitando e até usando a nova camuflagem. Ludibriar a IA com as novas possibilidades de Ghost Recon Breakpoint é muito interessante. E mais necessário, já que a inteligência artificial está realmente inteligente.

Os inimigos percebem melhor seus movimentos e reagem mais ao que você faz. Claro, há vários níveis de dificuldade, mas a tendência é de que seja uma experiência mais realista. Dentro do possível, é claro. Não chega a ser algo extremamente tático e real como ocorre, por exemplo, em Rainbow Six Siege. Mas é mais crível do que Ghost Recon Wildlands.

Outro destaque fica por conta do gameplay cooperativo. Sem dúvidas, Breakpoint é mais uma experiência que fica bem melhor com os amigos do que sozinho. E menos difícil. No jogo, você é caçado, não caça. Por isso, é sempre bom ter uma ajudinha. Até porque não haverá bots para te ajudar.

Visualmente, o jogo também impressionou positivamente. É bom frisar outra vez que ele foi testado em um PC, então não sabemos como será no PS4. Mas a qualidade gráfica do ambiente e dos personagens foi estonteante. E como já sabemos que o mundo aberto irá ter muitos cenários bem diversificados, fica a expectativa para a versão completa.

Ghost Recon Breakpoint em teste

Nesse fim de semana, entre essa sexta-feira (26) e a próxima segunda (29), a Ubisoft faz mais um teste de estresse do título. O objetivo é verificar se seus servidores comportam a quantidade de participantes e se os recursos funcionam devidamente. Os convites, porém, são limitados e enviados a critério da empresa.

Segundo a companhia, apenas uma pequena porção do game estará disponível. Portanto, essa versão não representa tamanho ou qualidade do produto final. Através do feedback e da obtenção de dados, o estúdio deseja aperfeiçoar ainda mais o título antes da edição que será disponibilizada em setembro como beta (inscreva-se aqui).

Certamente, será uma boa oportunidade para ver como o game está se saindo no console em termos gráficos, testar a conectividade online e confirmar se a jogabilidade é fluida no mesmo nível que pareceu na Game XP. Caso tudo dê certo, Ghost Recon Breakpoint pode, sem dúvidas, ser mais um hit da Ubisoft.