[PRÉVIA] Roller Champions pode conquistar fãs com diversão e competitividade
Novo jogo gratuito da Ubisoft será lançado no dia 25 de maio, mas já tivemos a oportunidade de testá-lo
A Ubisoft promete uma nova alternativa para juntar os amigos para o gameplay com Roller Champions. Com direito a uma jogabilidade capaz de seduzir pela diversão e também pela competitividade, a publisher tem em mãos um jogo gratuito cheio de misturas, com suas próprias regras e muito conteúdo pela frente.
A equipe do MeuPlayStation testou o título de forma antecipada e vai adiantar aqui como tudo funciona. A avaliação foi feita no PC, mas a partir de 25 de maio, todos poderão jogar no PS4 e no PS5 via retrocompatibilidade.
Quem curte andar de patins e ao mesmo tempo gosta de ver trombadas como as de esportes similares ao hóquei no gelo, se sentirá em casa. Mas é preciso entender as mecânicas antes de entrar nas arenas de Roller Champions.
Como Roller Champions funciona?
Se é um esporte novo, começamos pelas regras, certo? Roller Champions é bem simples e rápido de entender. As partidas contam com duas equipes, cada uma com três jogadores. As disputas acontecem dentro de arenas fechadas e ovais, onde eles precisam disputar a posse da bola — enquanto deslizam de patins.
Os atletas precisam ter a posse de bola, no melhor estilo time do Fernando Diniz, e dar uma volta completa na arena. Com isso, o aro para fazer os arremessos é desbloqueado. Aí basta acertar no alvo para marcar um ponto. Agora, se você errar e a equipe adversária recuperar a pelota, começa tudo de novo.
Os vencedores de uma sessão de Roller Champions são escolhidos de diversas maneiras. A primeira equipe que completar cinco pontos, vence. Caso todos os gols não saiam, o grupo com maior placar ao final do tempo de jogo vai levar a melhor. Nos empates, prorrogação para decidir.
Cada volta soma mais um ponto a ser adquirido para quando a bola passar no aro, ou seja, três voltas completas podem resultar em três pontos, com só um arremesso certo. Placares como esse abaixo são comuns, mesmo com o “máximo de pontos” sendo cinco:
Para atingir tais objetivos, Roller Champions oferece opções para se defender e atacar. Na tentativa de impedir os adversários, é possível dar ombradas ou pular na direção dos oponentes para recuperar a posse de bola. Já no ataque, o comando é alterado para permitir fintas — e quem não está encarregado do arremesso, pode bater à vontade.
Como é um jogo em equipe, os passes são outro recurso importante na jogatina. Transitar pela arena desviando das investidas inimigas ou apostar no trabalho em equipe fica a cargo da estratégia dos players.
Infelizmente, o game apresentou algumas falhas de desempenho no PC — aparentemente restritos à plataforma. Isso prejudicou algumas sessões, mas a Ubisoft já está ciente dos problemas. No dia 25, a expectativa é de que estreia não deva apresentar esse tipo de contratempo.
Ganhe fãs e lote as arenas
Roller Champions batizou a famosa “experiência” adquirida após as partidas de “fãs”. O recurso, além de funcionar como em demais jogos como o medidor para subir de nível, surte efeito nas partidas. Apesar de não entregar novas habilidades ou algo do tipo, essa função “lota os estádios”.
Isso mesmo, quanto mais você sobe de nível, mais gente vai assistir aos jogos. Isso não influencia em fatores do gameplay nem dá buffs para seu personagem, mas é algo interessante de se observar.
Personalização deixa a desejar
Seu personagem em Roller Champions é personalizável, mas nem tanto. São rostos e corpos pré-definidos para a comunidade combinar ou apenas usar de forma aleatória. Não dá para mexer nos cabelos, por exemplo, só mudar face, aspecto físico e escolher as características femininas ou masculinas — ou mesclar.
Roadmap recheado
Roller Champions promete ser uma proposta boa para quem curte modos competitivos, casuais, ou apenas brincar em uma arena com os amigos. Conforme dito pela própria Ubi, a intenção é manter a comunidade engajada com modos disponíveis por tempo limitado e lançamento contínuo de muito conteúdo.
No futuro, um Passe de Batalha com até 42 cosméticos e vantagens para os fãs será liberado. Resumindo, a ideia é manter o título divertido por bastante tempo. Sendo uma opção gratuita na PS Store e outras frentes digitais do mercado, ainda é possível aproveitar do crossplay.
Roller Champions pode conquistar seu espaço?
Não espere uma proposta a nível de Riders Republic nessa nova IP. O gameplay de Roller Champions é divertido, mas não tão interessante a ponto de gastar horas e horas na frente da TV. Por ser uma proposta cooperativa e gratuita, o game se mostra como uma opção viável para juntar os amigos e brincar um pouco.
Como a publisher prometeu fornecer suporte por bastante tempo ao título, ele pode engrenar e conquistar seu espaço a longo prazo. De qualquer forma, vale conferir e chamar a galera para algumas sessões. Anote aí na agenda: 25 de maio! É divertido, competitivo e o melhor de tudo: gratuito!