[Prévia] Romancing SaGa 2 traz conto épico com gameplay prático
Prólogo apresenta boas ideias, mas pode sofrer com a repetitividade
Romancing SaGa 2 chegará ao PS4 e PS5 em outubro e a DEMO disponibilizada pela Square Enix traz uma boa noção do que podemos esperar do game: uma jornada épica com um gameplay prático, trilha sonora para cada ocasião e uma jogabilidade sem muitas complicações.
O MeuPlayStation teve a oportunidade de testar um conteúdo de quase duas horas, e o remake do clássico dos anos 90 vem com uma proposta muito clara: conquistar novos fãs para a franquia enquanto conta com um gameplay simplificado.
Confira agora nossas primeiras impressões sobre o título.
Um épico, mas contido
Assim como as epopeias gregas, Romancing SaGa 2 traz a jornada de heróis envolvidos em grandes tragédias que resultam em momentos de superação. Embora o visual remeta às sagas Mana, a história aposta em um tom mais sombrio com catástrofes contínuas.
O prólogo apresenta o Imperador Leon de Barene que vê seu reinado destruído e seu filho mais velho assassinado brutalmente. Em busca de vingança, ele se sacrifica para transmitir ao filho mais novo, Gerrard, seus dons e talentos para torná-lo mais forte. E assim, o sistema de sucessão garante ao herdeiro cada vez mais poder para enfrentar os desafios.
No primeiro momento, o plot é previsível e, aparentemente, não apostará em grandes reviravoltas, mas ele traz personagens que podem cativar os jogadores. Inclusive, o próprio sistema de gerações de imperadores garante um tom mais sério. Não deu para testar até onde isso promete ir, mas há um grande potencial aqui.
O que é impressionante é a transformação do modelo pixelado para o formato 3D. O título é um remake raiz, com profundas modificações. E para quem jogou o original, ficará encantado ao ver os clássicos heróis e vilões repaginados.
Combate por turno bem simplificado
Romancing SaGa 2 tem uma jogabilidade de combate por turno, mas nada tão complexo como Baldur’s Gate 3. O jogador explora os cenários e quando encontra inimigos, há a transição para o confronto, com opções de ataques simples, magias e habilidades especiais.
De forma geral, a dificuldade do título parece tranquila. No Modo Normal, apenas o chefão final da DEMO deu um trabalhinho. O restante dos adversários não exigiu nenhuma estratégia elaborada. Possivelmente a situação mudará ao longo da jornada – e, na verdade, isto precisa ocorrer para que a experiência não seja repetitiva, como aconteceu nos minutos finais.
Um dos elementos de estratégia é a possibilidade de estabelecer a posição do esquadrão, colocando o grupo em pontos específicos para receber dano ou causar ataques diretos. Na demonstração, só havia duas formações, mas o menu indicava mais alternativas que poderão ser melhor exploradas.
Por fim, existe um sistema de equipamentos e magias. No primeiro caso, o jogador encontra baús e itens especiais na exploração. Os atributos são modificáveis de acordo com o nível de poder dos equipamentos. Já as magias são liberadas através da progressão, algo que pode travar o avanço caso a dificuldade aumente nas etapas futuras.
A impressão do combate é de sentimentos mistos. Embora a praticidade torne os confrontos dinâmicos, a repetitividade também marcou os minutos finais. Ou seja, a situação pode melhorar se houver mais opções de ataques, personagens e confrontos que exijam uma melhor adequação da estratégia.
Romancing SaGa 2 vem aí
A DEMO está disponível para todos os jogadores e o prólogo pode dar uma boa noção do que esperar. Pela narrativa, o título parece acertar no tom mais sombrio com personagens interessantes. Na jogabilidade, a dificuldade precisa ser ajustada para garantir um engajamento maior.
No mais, é uma oportunidade legal ver um clássico dos anos 90 retornando como remake para mostrar aos novos jogadores esta saga. Ele pode conquistar um espaço na comunidade atual enquanto resgata jogadores veteranos para uma experiência modernizada.
Romancing SaGa 2 será lançado em 24 de outubro para PS4, PS5, Nintendo Switch e PC.