Prévias

[Jogamos] Path of Exile 2 é um rival digno de Diablo IV

Durante a BGS 2024, o MeuPS conseguiu testar o gameplay de Path of Exile 2 por uma hora

por Vinícius Paráboa
[Jogamos] Path of Exile 2 é um rival digno de Diablo IV

Path of Exile 2 vem aí! O jogo entra em early access em 15 de novembro e teve sua primeiro demo jogável na América Latina durante a BGS 2024. Com isso, o MeuPS pôde testar o gameplay por uma hora e traz as primeiras impressões do que parece ser um impressionante RPG de ação.

Para iniciantes, o game usa câmera isométrica e possui um estilo similar a Diablo — ande pelo mapa, mate monstros, colete itens, aumente seu nível e cumpra objetivos. E, da mesma forma como o título da Blizzard, a criação da Grinding Gear Games é extremamente viciante.

Na demo da BGS, Path of Exile 2 permitia que o jogador escolhesse entre algumas classes: Guerreiro, Feiticeira, Mercenário, Monge, Bruxa, e Patrulheira. Consegui experimentar várias delas, mas o Mercenário foi o que pude utilizar pela maior porção dessa horinha de gameplay.

Path of Exile 2 tem tudo para se tornar um dos maiores RPGs isométricos

O Mercenário se arma com um crossbow e suas skills consistem em substituir flechas, que possuem diferentes efeitos. Umas disparam automaticamente (quase como uma metralhadora), outras causam congelamento, uma terceira funciona quase como uma shotgun… tudo varia muito.

Aliás, essas habilidades são equipadas diretamente em seu personagem, ao contrário do que acontece no PoE original — lá, as gemas eram implementadas nas armaduras e armamentos.

Path of Exile 2 - Mercenário

Outra novidade interessante é o esquema de controles. Caso esteja com mouse e teclado, Path of Exile 2 te permite se locomover com o mouse ou no WASD. Obviamente, que se sua alternativa for o DualSense, a movimentação é pelo analógico. Todas as opções se mostraram precisas nos testes.

Graficamente falando, o RPG isométrico está maravilhoso, com uma iluminação que ambienta bem os cenários demoníacos, além de diversas partículas preencherem a tela ao spammar skills. Os visuais impressionam em todos os locais que visitamos: desde cidades abandonadas, até florestas escuras e densas. Os inimigos também se destacam com detalhes grotescos, como quando explodem e deixam gases venenosos, ou ao atirarem projéteis.

As gigantescas árvores de habilidades seguem na sequência do RPG. Para veteranos do Path of Exile original, isto não é novidade: elas ainda permitem builds muito complexas e que “necessitam de um doutorado” para compreendê-las totalmente. Por um lado, isto é excelente, pois traz uma personalização criativa ao jogador. Por outro, novatos na franquia podem se perder facilmente no que devem fazer para terem um personagem forte.

1

De qualquer forma, as primeiras impressões para Path of Exile 2 são as mais positivas possíveis. O gameplay é cativante, viciante e passa em um piscar de olhos. Se o título completo seguir nessa pegada, Diablo IV terá um concorrente de peso para os próximos anos.