[Jogamos] Park Beyond agrada com proposta de “criar o impossível”
Jogo aposta no absurdo para cativar e encantar os arquitetos
“A criatividade não tem limites” é o lema principal de Park Beyond, novo título da Limbic Entertainment (mesmos criadores de Tropico 6) e Bandai Namco. O game de gerenciamento de um parque de diversões abraça o absurdo para oferecer uma experiência divertida, mas também complexa no empreendimento de um parque temático.
À convite da Bandai, o MeuPlayStation teve acesso a uma demo no PC para conhecer as mecânicas do game, ter um gostinho do universo e entender como Park Beyond tem um ótimo potencial. O conteúdo jogável deu uma boa noção do que pode se esperar do título previsto para 2023.
Seja um arquiteto
Após Tropico 6, o estúdio Limbic Entertainment decidiu se aventurar em um novo universo. Park Beyond é justamente sobre trazer toda a bagagem obtida em jogos de gerenciamento, com uma ideia diferente. Em vez de criar a própria cidade, os jogadores terão nas mãos as ferramentas para fundar um parque de diversões.
Essa mudança de cenário permite aceitar conceitos absurdos e bizarros, porque é um local em que as regras naturais não têm tanta importância. Então, os jogadores poderão construir um tobogã com uma lula gigante ou fundar uma montanha-russa que termina em um canhão interativo.
Tudo depende da criatividade do próprio arquiteto.
Na demonstração, já era possível transformar terrenos dos cenários, mudando a elevação e características do solo, além de configurar as montanhas-russas para inclinar, subir, descer e muito mais.
No PC, a experiência já está bem consolidada. Porém, fica o questionamento: será que a adaptação para o joystick dos consoles ficará boa? Há muitas opções de construção e posicionar tudo com o mouse é muito mais simples (ou pelo menos deve ser) do que com um DualSense, por exemplo.
Divertido e complexo
Um dos grandes diferenciais de Park Beyond é a sua diversão aliada à complexidade. O estúdio criou três camadas de gerenciamento que os jogadores poderão se aventurar para dominar todas as ferramentas do parque de diversão.
As duas primeiras são mais superficiais, relacionadas à própria estrutura do parque e o staff. Nessas seções, você deve cuidar do funcionamento correto do local, conferir os quadros de empregados e, claro, ficar atento à parte financeira. Já a última é para os jogadores mais hardcore, recebendo relatórios de mapa de calor dos visitantes, pesquisas mais específicas e outras funções.
A Limbic Entertainment enfatizou que os é possível se divertir conhecendo as duas primeiras camadas, mas se aprofundar cada vez mais para ter um domínio integral é ainda melhor. A desenvolvedora deseja que todos se sintam engajados na experiência a ponto de criar ótimos parques, tendo total conhecimento de seu funcionamento.
Contudo, a liberdade de criação não é sacrificada. Embora haja uma campanha com objetivos específicos, os jogadores têm a possibilidade de definir o percurso da construção do parque de seus sonhos.
Toda ajuda é bem-vinda
Para ajudar nesse processo, o estúdio oferece um tutorial bem completinho que auxilia no aprendizado. Os jogadores serão introduzidos a personagens que trazem novas mecânicas gradualmente.
Esse modelo ajuda em dois aspectos: o primeiro, permite que a experiência não fique monótona e, segundo, não te deixa perdido em um mundo com diversas mecânicas sem ensiná-lo como usar. Melhor ainda é que os personagens são engraçados e as aulas são práticas e divertidas.
Não tivemos acesso a muitos personagens porque a demo foi curta, mas os que já apareceram deram uma boa noção da introdução de novas funções, peças específicas e ferramentas que são importantes durante toda a experiência.
Podemos destacar aqui ainda que é possível experimentar a prória montanha-russa criada com a visão em primeira pessoa dentro do carrinho do brinquedo. É bom demais!
Park Beyond em 2023
A impressão inicial foi bastante positiva. Park Beyond parece ser o jogo que você entra para relaxar, divertir-se completamente e buscar sempre novas opções criativas para personalizar o parque de diversões.
Há um bom potencial a ser explorado e resta-nos esperar pelo lançamento em 2023.