Prévias

[Jogamos] LEGO Horizon Adventures é mais divertido que você possa imaginar

Qualidade visual impecável, jogabilidade divertida, carisma infinito e outras características marcam uma experiência positiva e atrativa para novos gamers

por Raphael Batista
[Jogamos] LEGO Horizon Adventures é mais divertido que você possa imaginar

O mundo de Horizon Zero Dawn adaptado para o modelo LEGO gerou reações como: “Ah! Que bonitinho!” ou “Nossa, não esperava. Achei fofo.” Embora os comentários sejam positivos, eles expressam um certo desdém. Afinal, é mais um jogo LEGO, certo? Errado! LEGO Horizon Adventures é ousado em adaptar aquela experiência épica de Aloy para um formato familiar, carismático e convidativo.

Desde os gráficos com partículas extremamente detalhadas e todas criadas a partir de bloquinhos de LEGO, até na própria jogabilidade que possui um equilíbrio bacana, LEGO Horizon Adventures é mais do que os jogadores poderiam imaginar. Inclusive, surpreende como abraça pessoas não acostumadas a jogar, como foi o caso da minha esposa no dia dos testes.

À convite da PlayStation Brasil, nós tivemos acesso ao início do jogo e numa sessão de uma hora, o MeuPlayStation, representado por mim e minha esposa Caroline, e não poderíamos ter ficado mais satisfeitos e felizes. Eu, porque vi uma das minhas heroínas em um estilo muito engraçado. Minha esposa, porque não se sentiu intimidada em dominar os controles e saiu da sessão perguntando: “Quando compraremos para jogar mais?”.

Talvez, este é o grande charme de LEGO Horizon Adventures: ele consegue alcançar o coração de todos. Seja do gamer que já conhece Aloy, ou daquela pessoa que nunca encostou em um controle de um videogame. De um jeito ou de outro, todos saem satisfeitos com um jogo muito bem produzido, cheio de possibilidades e, principalmente, divertido.

O horizonte em bloquinhos

LEGO Horizon Adventures reúne todos os conteúdos da IP Horizon. Desde as campanhas de Horizon Zero Dawn e Forbidden West, até as expansões de ambos os games. No título aparecem personagens, cenários, referências e muitos conteúdos que abrangem o universo inteiro.

Na primeira fase, houve uma certa adaptação de Zero Dawn. Vimos o crescimento da Aloy e seu processo de treinamento, mas alguns eventos foram transformados a partir do momento que a protagonista entra na jornada de autoconhecimento. Não sabemos se isso acontecerá no restante do jogo, mas foi uma grata surpresa. Ter uma nova visão, de uma forma diferente, gera a sensação de novidade nos jogadores mais experientes.

1

Vale destacar que o título também conta com a colaboração de outras IPs da LEGO, como Ninjago, City, Adventures e mais! O jogador pode personalizar Aloy e seus amigos com skins de outros universos conforme vai desbloqueando recursos para isso. As personalizações não são somente para os bonecos, mas também afetam o lobby de construção e isso é uma novidade muito legal.

Como se fosse inspirado em Astro Bot, LEGO Horizon Adventures tem um hub onde Aloy pode reconstruir com as peças coletadas nas fases. A personagem vai colaborando com a aldeia, desbloqueando o alfaiate para customização, quadro de comunidade para cumprir sidequests e até um arquiteto para personalizar a região, desde as casas até as cercas. São mais de 90 níveis para liberar todos os itens!

2

Mas e o combate?

Assim como todos jogos LEGO, o game não é difícil. Ele até possui cinco níveis de dificuldade (jogamos na quarta), mas os desafios são tranquilos. O título conta com apenas um botão de ataque, mas os personagens desbloqueiam armas utilizáveis ao longo da história, além de possivelmente obter melhorias que garantem movimentos mais agressivos.

Para quem é gamer, não é nada complicado. Agora, para quem não está habituado, será uma experiência divertida, pois há uma certa quantidade de inimigos e comandos em tela que exigem coordenação motora e, em alguns casos, eu vi minha esposa gritando e dando risada para enfrentar as máquinas (sim, elas foram bem recriadas!).

3

Parece que LEGO Horizon Adventures possui este foco: reunir os jogadores experientes com seus parceiros que não jogam e essa mistura gera ótimos momentos. Claro que se houver dois gamers que sabem jogar haverá diversão, mas o título promove esse convite acessível e carismático para quem se encontra longe do universo dos jogos.

Na sessão, jogamos na mesma TV, mas caso queira se aventurar com um amigo à distância, o multiplayer coop online está confirmado. O game conta com quatro personagens jogáveis, mas só tivemos acesso à Aloy e Roast, ambos com o mesmo conjunto de movimentos.

4

LEGO Horizon Adventures: mais do que você poderia imaginar

Por fim, é surpreendente a qualidade visual do game. No Modo Desempenho, não houve nenhum engasgo de performance e o projeto é irradiante, colorido e muito bonito. Há vários efeitos visuais na tela que chamam a atenção.

“Encantador e muito divertido”, foi assim que minha esposa terminou a sessão ao se divertir sem perceber que passou uma hora. Voltamos para casa já combinando que compraríamos para jogar juntos. Este é o poder de LEGO Horizon Adventures que eu não imaginaria que ele tivesse, o apelo de conquistar os corações tão facilmente.

5

É um jogo que dá para jogar solo, mas o cooperativo é o charme da experiência. Mesmo que você conheça a trajetória da Aloy, há mais para explorar. E para quem curte um sistema de personalização e desbloqueio de novidades, pode-se esperar horas e horas só para customizar o lobby e escolher as skins mais diferentonas possíveis.

Com certeza, é um título que deveria estar no seu radar. Não só por ser mais uma IP da PlayStation abordada de modo diferente, mas porque aqui existe um grande potencial de oferecer diversão dentro da sua casa junto das pessoas que você mais gosta.

LEGO Horizon Adventures estreia no dia 14 de novembro.