Far Cry 6: Colapso é uma experiência frenética na mente de Joseph Seed
DLC chegará no dia 8 de fevereiro e colocará o vilão para “pagar seus pecados”
A Ubisoft segue lançando os prometidos DLCs com os vilões em Far Cry 6. Dessa vez, a publisher trouxe uma história de Joseph Seed, antagonista de Far Cry 5, para colocar os jogadores em uma experiência sobrenatural e frenética dentro da mente do personagem.
A equipe do MeuPlayStation teve a oportunidade de testar o conteúdo adicional — rodando no PC — para essa prévia. E a principal mensagem que pode ficar é que, agora, Joseph terá de enfrentar as consequências de seus atos.
Vale lembrar que este DLC é o terceiro e último do Season Pass de Far Cry 6 que colocou os icônicos vilões da série como protagonistas. Depois de trazer Vaas Montenegro, de Far Cry 3, e Pagan Min, de Far Cry 4, agora é a vez do “Pai”. Caso não queria possíveis spoilers, é melhor evitar a leitura do texto abaixo.
Conhecendo Joseph Seed
Joseph Seed foi um vilão fanático capaz de reunir uma multidão de seguidores. utilizando a religião como uma desculpa para seus atos. De forma resumida, ele traiu seus companheiros, família e a si mesmo no meio do caminho que terminou com um apocalipse nuclear durante os eventos de Far Cry 5. No DLC de Far Cry 6, sua mente entra em colapso na busca por perdão.
Na mente do vilão
O gameplay de Colapso começa dentro de uma igreja, no meio da mente de Joseph. Lá, a Voz — sim, ele é guiado por uma consciência — apresenta as ferramentas disponíveis para o vilão explorar o universo. Sua missão é reunir fragmentos de uma cruz, em três locais distintos do mapa, mas para isso ele precisa lidar com alguns obstáculos.
Para lidar com os inimigos encontrados pelo mapa, o personagem tem um sistema próprio de progressão. Abater os adversários — seus seguidores traídos, animais e familiares — fornece munição para seus equipamentos e penitência, recurso gasto para aprimorar as habilidades do vilão.
Na mente do Joseph, os inimigos não são tão reais assim. Ao abatê-los, eles não jorram sangue ou algo do tipo, são “purificados” — viram uma névoa e deixam o loot no chão. Para atingir o objetivo, ele tem de ir limpando os rastros de seus malfeitos pelos locais onde passa. E onde os fragmentos da cruz se encontram, tarefas pesadas o aguardam.
Em busca do perdão
A mente de Joseph é representada por um mapa, e o cenário apresentado aos jogadores é caótico. Conforme ele avança em busca da penitência, a “corrupção” causada pelas maldades feitas pelo vilão são purificadas e o ambiente fica mais bonito. As paisagens interagem com o humor do protagonista e com a vontade da Voz.
Em certos momentos, a coisa ficará tão séria que a sensação de medo ao caminhar até os objetivos do nada se transformará em uma experiência imersiva e mais difícil de se lidar. Isso entrega a tensão presente na cabeça do antagonista de uma forma frenética e capaz de assustar os jogadores.
Far Cry 6: Colapso: vale a pena?
Não espere algo semelhante a Far Cry 6 ao se aventurar nesse DLC. A experiência na mente de Joseph Seed é como descrita no início desta prévia: sobrenatural e insana. A narrativa, mesmo durando apenas 1 horas e 20 minutos, coloca os jogadores para testemunhar como o vilão assimila tudo o que ele fez e se sua busca por redenção realmente valerá a pena.
O preço de Colapso ainda não foi revelado, mas caso siga o padrão dos demais, deve custar R$ 74,90, Para quem ainda não tem o passe de temporada, ele está em promoção e traz todas as expansões por R$ 123,67 se você for assinante do PS Plus. Se vale a pena? Tudo depende do seu interesse por Far Cry e pelo personagem. Mas a experiência é, sim, muito válida.