Listas

Preços, jogaços e mais: O que a PlayStation precisa ter para te (re)conquistar?

Escolha número um de muitos fãs, a marca tem deixado a desejar no Brasil

por Jean Azevedo
Preços, jogaços e mais: O que a PlayStation precisa ter para te (re)conquistar?

Aumento no PS Plus, sem acesso a jogos via streaming — via console e PS Portal —  devido a ausência do nível Premium e uma “saudade” daquilo que vivemos na era do PS4. A PlayStation tem vacilado? Deixamos a resposta com vocês. Mas ela ainda tem o que é necessário para te conquistar e te manter por aqui?

A Sony construiu ao longo das décadas uma base sólida de fãs apaixonados, sempre exigentes e atentos aos movimentos da marca. Contudo, o mercado muda rapidamente e a concorrência cresce a cada dia. Então, surge a pergunta: o que a PlayStation precisa ter para continuar sendo a sua escolha? 

PlayStation Studios
Fonte: PS Studios

O que a PlayStation precisa para te manter como consumidor?

Jogos exclusivos de altíssima qualidade

O grande diferencial do PlayStation sempre foram seus exclusivos. Para que fãs continuem consumindo a marca, é essencial que a Sony mantenha seu comprometimento com franquias marcantes como God of War, The Last of Us, Spider-Man e Horizon.

Além disso, é fundamental que invista em novas IPs, com histórias e jogabilidades inovadoras capazes de emocionar e surpreender.

PLAYSTATION EXCLUSIVOS; jogos mais vendidos

Essa empreitada foi parcialmente “interrompida”? Talvez, afinal, os jogos como serviço — obrigado, Jim Ryan e Hermen Hulst — afetaram a chegada de novas propostas. Concord, por exemplo, durou dias. E o investimento nele poderia ter sido redirecionado para outros projetos.

Muitos live services acabaram sendo cancelados. Um multiplayer de God of War e outro jogo online com o selo da Bend Studio, de Days Gone, acabaram sendo abandonados. Um multiplayer de The Last of Us também teve o mesmo destino.

Agora, uma nova administração cuida da PlayStation. Retornaremos aos tempos onde os single-players reinam? Não sabemos. O mais provável é um equilíbrio!

Experiência “next-gen”

O PlayStation 5 trouxe avanços tecnológicos importantes, mas a exigência dos fãs é crescente.

O próximo passo envolve otimizar ainda mais o desempenho dos jogos, oferecendo estabilidade de 60 FPS ou superior como padrão, tempos de carregamento mínimos e gráficos que explorem ao máximo o potencial das novas tecnologias como Ray Tracing e áudio 3D.

Marvel's Spider-Man 2
Fonte: Insomniac

Comunidade e conectividade

O senso de comunidade é um pilar fundamental para os fãs de PlayStation. Aprimorar ainda mais as funcionalidades sociais, o compartilhamento de experiências, criação de conteúdo e interações mais intuitivas são aspectos que ajudam a solidificar o vínculo entre a marca e seus jogadores.

Retrocompatibilidade e preservação

Um catálogo robusto com jogos antigos acessíveis facilmente é uma demanda constante da comunidade. Para muitos fãs, o PlayStation não é apenas uma marca, mas uma história de vida. Poder acessar títulos clássicos de maneira simplificada e eficiente fortalece a conexão emocional e o valor agregado à plataforma.

Preço justo e acessibilidade

O consumidor PlayStation é apaixonado, mas não tolera abusos. Preços justos, promoções frequentes e políticas transparentes são essenciais. No mercado brasileiro, em especial, ajustes bruscos nos preços podem distanciar os fãs e diminuir a fidelização.

Sony Desconto no PS Plus

Serviços de valor agregado

Para continuar competitivo, o PlayStation precisa fortalecer seus serviços, como o PS Plus, oferecendo benefícios adicionais que vão além dos jogos gratuitos mensais.

Mais opções de assinaturas, acesso a conteúdos exclusivos e vantagens adicionais em outros serviços da Sony podem aumentar significativamente o valor percebido pelos usuários.

Comunicação clara e transparente

Nada é mais frustrante para um fã do que a falta de comunicação ou transparência por parte da marca. Manter uma relação aberta, reconhecer falhas e comunicar planos claramente são práticas essenciais para garantir que os consumidores sintam-se valorizados e respeitados.

Um erro recente ocorreu após a queda da PSN. Nenhuma satisfação “explicada” foi compartilhada com os fãs – apenas “ganhamos” um ressarcimento na assinatura do PS Plus, que não atendeu a todos, inclusive.

O horizonte traz boas novidades?

O PlayStation já demonstrou inúmeras vezes sua capacidade de ouvir a comunidade e adaptar-se às novas realidades do mercado. Os preços do PS VR2 caíram recentemente, por exemplo. Por outro lado, fica a nostalgia de quando nem precisávamos pagar para acessar a PSN.

Isso voltará a um nível economicamente “aceitável” no futuro? Não sabemos. Em questão de jogos, temos Intergalactic (Naughty Dog), Marvel’s Wolverine (Insomniac), Ghost of Yotei (Sucker Punch) e muitas outras novidades a caminho.

Agora é a sua vez de falar: o que você mudaria para a PlayStation ter um futuro (a curto ou longo prazo) brilhante e que satisfaça o consumidor? Apostamos que críticas aos remasters, upgrades pagos e outros pontos negativos que vemos nos comentários aparecerão!